Voltar para o topo

Notícias

04/12/20 16:43

Flávio Canto é nomeado Embaixador do Clima pela FIJ em campanha contra o aquecimento global

O medalhista olímpico foi escolhido junto à judoca austríaca Sabrina Filzmoser

Flavio Canto em treinamento com a seleção brasileira. Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ Flavio Canto em treinamento com a seleção brasileira. Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ

O aquecimento global é uma das principais, mais perigosas e preocupantes ameaças que rondam o planeta terra a longo prazo. Os episódios climáticos decorrentes do processo de aumento da temperatura dos oceanos e da atmosfera impactam diretamente na vida de todos os seres humanos. Entretanto, a filosofia do Judô não nos deixa desistir de lutar por uma maior conscientização humana sobre como combater esse fenômeno.

Buscando espalhar mensagens de esperança, o medalhista olímpico brasileiro Flávio Canto se juntou à Federação Internacional de Judô e foi nomeado um dos “Embaixadores do Clima” da instituição. Ao lado da medalhista mundial austríaca Sabrina Filzmoser, os judocas se unem à FIJ para compartilhar mensagens de ajuda para salvar o planeta.

Desde sua aposentaria, Flávio Canto tem trabalhado incansavelmente para proporcionar melhores oportunidades para jovens carentes do Brasil. Por meio do Instituto Reação, o judoca permite que crianças e adolescentes ingressem no Judô e melhorem suas vidas com os ensinamentos aprendidos a partir da prática da modalidade. Sua proposta é utilizar o esporte como instrumento educacional e de transformação social, formando faixas pretas dentro e fora do tatame.

“Como judoca, todos nós fomos criados com base em princípios que levamos para nossas vidas fora dos tatames. O Judô se trata de respeito e convivência com os outros e com o planeta. Temos todo um continente de plástico jogados nos oceanos, matando a vida marinha e extinguindo espécies. Devemos mudar o que temos feito. Junte-se a nós no desafio mais importante da nossa geração”, descreveu o judoca brasileiro para o site da FIJ.

A ação da Federação Internacional junto aos embaixadores visa destacar a importância de adotar medidas de preservação, começando pela educação. Ao ensinar as crianças e adolescentes que eles também podem agir pelo meio ambiente, realizamos um importante ato cívico de conscientização em massa.

“A FIJ está empenhada em contribuir para a luta global contra as mudanças climáticas. Como signatários da estrutura de Ação do Esporte para Mudanças Climáticas das Nações Unidas, estamos determinados a educar os jovens e aumentar a conscientização em todos os níveis e em todos os cantos do mundo. Utilizando o poder educacional do judô, temos a certeza de que podemos alcançar muitos judocas”, descreveu o presidente da entidade, Marius Vizer. “Sabrina Filzmoser e Flavio Canto são bem conhecidos por sua paixão e envolvimento em muitos projetos sociais e, portanto, estou convencido de que serão um bom exemplo para seus colegas atletas, para judocas e fãs de judô em todo o mundo.”

Nas próximas semanas, diversos jovens serão convidados a participar de um evento especial organizado pela FIJ, voltado para o tema. Em 2019, como comemoração ao Dia Mundial do Judô, a entidade, junto à comunidade do Judô, plantou 6.000 árvores em todo o mundo, como parte de sua campanha de preservação ambiental.

“Como judoca, sabemos como lutar pelos nossos sonhos, indo além da lua e visando mais longe do que as estrelas mais brilhantes. Todos nós temos o dever de lutar pelo nosso planeta”, acrescentou Sabrina Filzmose, na campanha.

Fonte: Federação Internacional de Judô





Veja Também
28/10/21 15:58 Judocas brasileiros disputam Campeonato Mundial Militar, neste final de semana, em Paris 26/10/21 14:29 CBJ promove campanha de doação de sangue no Dia Mundial do Judô 25/10/21 12:31 Duas duplas representam o Brasil no Mundial de Kata a partir desta terça-feira, 26, em Lisboa 25/10/21 11:19 Brasil conquista 12 medalhas no Mundial de Veteranos disputado em Lisboa, Portugal 22/10/21 15:57 Rafaela Silva e Jéssica Pereira se enfrentam, neste domingo, em seletiva para o Brasileiro Sênior 20/10/21 23:50 Vence o Judô 20/10/21 08:11 ASSISTA AO VIVO - Campeonato Brasileiro de Judô - Sub-21 Feminino 17/10/21 11:48 Ellen Santana fica em quinto lugar, melhor resultado do Brasil no Grand Slam de Paris 15/10/21 15:02 Campeonato Brasileiro Sub-21 Feminino marca retorno das competições nacionais de Judô, na próxima semana 14/10/21 11:03 Seleção treina em Paris em preparação para o Grand Slam deste final de semana
PATROCINADOR MASTER
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
PARCEIROS DE MÍDIA
 
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB