A população do Amapá vem passando, nos últimos dias, por uma delicada e triste situação. Vítimas de um apagão geral, o estado está sem energia elétrica, de forma regular, desde o dia 3 de novembro. Devido à queda de luz, as equipes representantes da Federação Amapaense nas classes Sub-21 e Veteranos 2 não puderam concretizar sua participação no Nacional de Judô Funcional.
E foi neste dfícil momento que os valores e ensinamentos aprendidos no Judô se fizeram mais uma vez presentes. Sob o lema “Juntos Somos Mais Fortes”, escolhido pela FIJ, neste ano, para ilustrar os valores educacionais do nosso esporte e pela CBJ para nortear a disputa do Nacional de Judô Funcional, a solidariedade e compreensão da comunidade judoística auxiliaram os judocas amapaenses a participarem da competição.
Com o apoio das demais Federações, foi oportunizado que os confrontos perdidos pela equipe do Amapá em decorrência direta da queda de energia fossem remarcados e disputados nos dias 10 e 11 de novembro, datas em que a eletricidade já havia retornado ao estado em forma de rodízio.
Entretanto, com o rodízio de energia implantado no estado, os moradores somente tinham acesso à luz em turnos de 6 em 6 horas e os judocas precisaram superar novas barreiras para estarem presentes nas disputas.
“Nosso sênior acabou o combate ganhando de 04x00,com a luz indo embora às 19:00 horas. Com isso, nosso atletas tiveram que ir para o bairro Marabaixo, no outro lado da cidade, na casa do nosso técnico sensei Antônio Viana, para fazer com que nossa equipe sub-21 pudesse participar”, detalhou Adriano Lins, presidente da Federação Amapaense de Judô.
“Muitos dos nossos atletas estavam sem luz e sem água em suas casas, mas conseguimos reunir todos para participarem” complementou.
Quartas de final agitam a terceira semana do Nacional de Judô Funcional
A terceira semana do Nacional de Judô Funcional foi marcada pelo início das disputas da fase de quartas de final, afunilando a competição e definindo as primeiras equipes semifinalistas. Na terça-feira, 10, foram disputados os últimos confrontos das oitavas de final, com os atletas da classe sênior, além do duelo remarcado entre Goiás x Amapá, pelo Sub-21.
Primeiramente com a disputa também remarcada entre Amapá x Pará, pelas oitavas de final da classe Veteranos 2, a quarta-feira, 11, deu início aos confrontos das quartas de final das classes Sub-13, Sub-15 e Veteranos 2. Já na quinta-feira, 13, entraram no shiai-jo “digital” os judocas das equipes Sub-18 e Sub-21.
Todos os confrontos foram transmitidos ao vivo por meio do canal Brasil Judô, no Youtube. Siga a CBJ nas redes sociais para não perder nenhuma novidade sobre a competição.