Intensidade nos treinamentos de alto rendimento e trocas de experiências em palestras técnicas. Recife sediou, nos dias 7 e 8 de fevereiro, o Seminário de Arbitragem e Credenciamento Técnico 2020 da Federação Pernambucana de Judô com dois convidados de peso: Yuko Fujii, técnica da seleção brasileira masculina de judô, e Edison Minakawa, coordenador nacional de Arbitragem. O evento reuniu, no Colégio Marista São Luís, no bairro Graças, cerca de 200 judocas, entre árbitros, atletas e técnicos,.
Satisfação e gratidão foram as palavras escolhidas pelos participantes para definir o seminário. Além da abertura com o presidente da FPJU, Jaciano Delmiro, o primeiro dia reservou as atualizações da arbitragem, que foram debatidas no Seminário Técnico e de Arbitragem em Doha, no Catar, pela FIJ, no início do ano. O sensei Minakawa foi o responsável por dividir as novidades com os participantes do evento.
"O que mais me chamou atenção foi o empenho dos dirigentes, em especial do presidente Jaciano Delmiro, em atender o pedido de todos os segmentos envolvidos no judô pernambucano, o que aumenta e muito a nossa responsabilidade em atender bem as expectativas. O acolhimento que a FPJU propicia às outras federações co-irmãs, como as da Paraíba e do Ceará, que estiveram presentes, é outro ponto a se destacar. Estou muito honrado de ter participado deste seminário”, destacou Minakawa.
O segundo e último dia, com atividades práticas, levou a técnica japonesa, Yuko Fujii, a dividir conhecimentos sobre treinamento de alto rendimento utilizadas com os judocas que integram a seleção principal do Brasil.
“Gratidão à CBJ por ceder a professora Yuko Fujii, que demonstrou definitivamente o porquê de ser a técnica da seleção sênior do Brasil. Foram horas de transmissão de altos conhecimentos em técnicas de treinamento de alto rendimento e fez com que os participantes saíssem entusiasmados e motivados a aplicar estes conhecimentos no judô dos seus estados”, avaliou o presidente Delmiro. “A FPJU agradece o apoio da CBJ e também da FPJudo ao evento, cedendo seus senseis para ministrarem seus conhecimentos aos judocas pernambucanos e seus convidados”, concluiu.