Voltar para o topo

Notícias

02/02/20 16:03

Família campeã - Irmãs Shimada fazem dobradinha campeã na “mesma” categoria no CBI Meeting Nacional da Base

Giovana Shimada foi campeã no Sub-18, enquanto Marcela Shimada levou o título no Sub-21. Ambas no 52kg

Giovana (sem quimono) e Marcela Shimada (de quimono) com suas medalhas de ouro do Meeting. Foto: Lara Monsores Giovana (sem quimono) e Marcela Shimada (de quimono) com suas medalhas de ouro do Meeting. Foto: Lara Monsores

O sobrenome “Shimada” chamou a atenção ao aparecer duas vezes na lista de campeãs do Campeonato Brasileiro Interclubes - Meeting Nacional da Base, disputado neste final de semana, em São Paulo. No sábado, primeiro dia de competição, Giovana Shimada levou um dos ouros em disputa na classe Sub-18. E, neste domingo, sua irmã Marcela, também subiu no lugar mais alto do pódio entre as Sub-21. A coincidência, porém, é que ambas lutam na categoria até 52kg, que no Sub-18 é a Leve e no Sub-21 é a Meio-Leve.  

Hoje, as duas treinam juntas no Judô Clube Mogi das Cruzes (SP) com o sensei Renato Yoshio Kimura. Mas, o início no judô foi por influência do pai, Marcelo, faixa-preta e professor de Judô.   

“Eu comecei a fazer judô na escolinha e gostei, quis fazer mais sério e o meu pai me levou para academia onde ele treinava, que é a Judô Clube Mogi. Eu comecei primeiro. A Má ia me ver e gostou também. Ela entrou um mês depois”, conta a caçula Giovana, de 16 anos. 

“É uma emoção diferente treinar com irmã. Eu, que sou a mais velha, sempre que vou treinar com ela a gente faz um randori muito bom. Dependendo do dia, a gente acaba saindo no tapa mesmo. Mas, o bom é que fica só no tatame. Em casa já estamos tranquilas”, revela Marcela, que tem 19 anos.  

A pouca diferença de idade entre as duas facilita a parceria nos treinos, mas abre também uma possibilidade futura de um encontro em competição. Situação que as irmãs tentarão adiar o máximo possível. Mas, se acontecer, elas já sabem como vai ser.   

“A minha irmã é muito boa na pegada e inteligente estratégicamente. Eu teria que pensar bastante em conseguir ir chegando para jogar”, projeta Giovana.  

“Acho que, se não for jogando rápido, vai demorar muito, por que a gente treina todo dia. De verdade, eu torço para, quanto mais demorar, melhor”, brinca Marcela. 

Enquanto o duelo em família não chega, as duas focam em se ajudar. Se uma está no tatame, a outra estará na arquibancada torcendo, filmando e orientando. Até agora, a parceria entre as irmãs vem dando certo e trazendo resultados.

“Na Seletiva Sub-21 eu fiquei em terceiro e no Meeting fui campeã. Vai dar para chegar mais perto da primeira colocada no ranking. Vou tentar viajar mais esse ano, nem que seja por adesão, para ir pegando mais o ritmo das competições lá fora. E estamos nessa expectativa pelo Mundial Sub-21 desse ano. Quero fazer o máximo de competições possíveis para ir somando os pontos e tentar conquistar a vaga”, projeta Marcela.  

“Eu nunca competi fora. Estou com uma expectativa muito boa para esse ano, pois vai ter o Mundial Sub-18. É manter o desempenho, corrigir os erros para buscar esse Mundial esse ano”, conclui Giovana que foi campeã também da Seletiva Sub-18. 

O Meeting Nacional Sub-18 e Sub-21 foi a segunda competição do Ranking Nacional da Base 2020 e definirá os líderes do ranking nas duas classes que ganharão uma convocação da CBJ para o primeiro estágio internacional da base.    

VEJA EM ZEMPO.COM.BR OS RESULTADOS COMPLETOS DO CBI MEETING SUB-18 E SUB-21





Veja Também
01/06/20 14:04 Federação Alagoana de Judô realizará o 1º Meeting Alagoano Online de Judô 29/05/20 12:56 Luciano Corrêa, Marcelo Theotônio e Amadeu de Moura Jr ministrarão curso para treinadores organizado pela Confederação Pan-Americana de Judô 28/05/20 17:07 Técnicos da região Norte participam do segundo encontro do Fórum Regional de Judô de Alto Rendimento 28/05/20 16:22 Presidente Silvio Acácio reúne-se com Federações, Conselhos, Gestores e Coordenações Nacionais em nova rotina virtual durante pandemia 27/05/20 14:11 CBJ lança planos de fundos personalizados para videoconferências 26/05/20 15:01 FIJ lança plataforma de treino digital com exercícios e desafios específicos de Judô 25/05/20 15:38 Veteranos lançam disputa virtual com o primeiro Open de Judô Funcional 25/05/20 11:53 Febaju lança campanha de apoio às academias e professores de judô da Bahia 22/05/20 18:03 Federação Matogrossense de Judô promove ações sociais de combate ao Covid-19 18/05/20 16:53 CBJ promove I Fórum Regional de Judô de Alto Rendimento com encontro online com técnicos do Nordeste
PATROCINADORES
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB