As equipes do Minas Tênis Clube (MG) e da Sogipa (RS) garantiram-se, mais uma vez, no pódio no Campeonato Brasileiro Interclubes - Grand Prix Nacional de Judô ao derrotarem os times do Club Athletico Paulistano e Clube Paineiras do Morumby, respectivamente. Os dois confrontos terminaram o placar de quatro a zero nas finais disputadas nesta segunda-feira, 23, no SESI Taguatinga, em Brasília, Distrito Federal. O título ficou com o Pinheiros, que derrotou o Reação por quatro a um na final.
A primeira disputa de bronze foi entre Sogipa e Paineiras. David Lima (73kg/Sogipa), em combate equilibrado, superou Eduardo Katsuhiro (73kg/Paineiras) nas punições e abriu o placar. Em seguida, Maria Portela (70kg/Sogipa) imobilizou Agnes Motta (70kg/Paineiras) até o ippon e ampliou a vantagem para os gaúchos.
Rafael Macedo (90kg/Sogipa) deixou a Sogipa ainda mais perto da medalha ao projetar Leonardo Lopes (90kg/Paineiras) duas vezes por waza-ari, e Aine Schimidt (+70kg), também com dois waza-ari, superou Pamella Palma para garantir a Sogipa entre as quatro melhores equipes do Brasil.
“Fazer o quarto ponto é muita responsabilidade. Mas, equipe é uma competição que eu luto tranquila, pois todos passam muita confiança. E estávamos bem no placar com três a zero. Fui para fazer o melhor. O resultado é consequência do trabalho que estava sendo feito e foi um pelo outro, o que dá muita força para lutar”, avaliou Aine Schimidt, da Sogipa.
No segundo duelo pelo bronze, o Minas Tênis Clube abriu um a zero sobre o Club Athletico Paulistano com a vitória de Julio Koda Filho (73kg/Minas) sobre Rai Silva (73kg/Paulistano) com um vaza-ari no Golden score.
Da mesma forma, Millena Silva (70kg/Minas) derrotou Vitoria Silva (70kg/Paulistano) e fez o segundo ponto do Minas. Eduardo Bettoni (90kg/Minas) passou por Victor Nascimento (90kg/Paulistano) com ippon, e Sarah Nascimento (+70kg/Minas) fechou o placar em quatro a zero para o Minas com vitória por ippon sobre Thauana Silva.
“Nossa equipe veio bem preparada, estávamos bem fortes. Perdemos a semifinal, mas estamos feliz com a terceira colocação”, resumiu o peso Leve Julio Koda Filho ao final do duelo.
Essa foi a segunda edição do Grand Prix Nacional de Judô no formato com equipes mistas. O modelo segue o regulamento da nova prova olímpica que valerá a 15ª medalha em Tóquio 2020.
Foto: Tati Amaya/MCS