Voltar para o topo

Notícias

10/08/19 19:22

Com ippon em 19 segundos, Eduardo Yudy conquista quarto ouro do Judô nos Jogos Pan-Americano de Lima 2019

Alexia Castilhos garantiu bronze no meio-médio feminino ao derrotar Estefania Garcia, do Equador, também neste sábado. Brasil lidera quadro do Judô com quatro ouros, uma prata e dois bronzes

No terceiro dia do judô nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, a seleção brasileira conquistou mais duas medalhas. Destaque para Eduardo Yudy Santos, que alcançou o título inédito com um ippon relâmpago sobre Medickson Cortorreal, da República Dominicana, na final. Além dele, Aléxia Castilhos garantiu o bronze ao vencer Estefania Garcia, do Equador, enquanto Rafael Macedo (90kg) terminou em quinto e Ellen Santana (70kg), em sétimo lugar. O judô brasileiro agora tem sete medalhas em Lima - quatro ouros, uma prata e dois bronzes - e lidera o quadro geral da modalidade.

Estreante em Jogos Pan-Americanos, o meio-médio Eduardo Yudy não sentiu a pressão na competição e iniciou com um waza-ari diante do argentino Luis Vega, nas quartas-de-final. Na semifinal, venceu o americano Jack Hatton por ippon no primeiro minuto do golden score, chegando à decisão diante do dominicano Medickson Del Orbe Cortorreal. Para assegurar o ouro, o brasileiro entrou ligado e resolveu o confronto com um ippon em 19 segundos de luta.

"Eu queria realmente ganhar assim desde a primeira luta até a final. Mas, não é tão fácil. Acho que lutei bem, não me arrisquei tanto. Ele (Cortorreal) roda bastante no Circuito. Já o conhecia vendo vídeos dele na internet, aí ficou mais fácil", contou Yudy na área de entrevistas do ginásio em Videna.

O segundo pódio do dia veio com a gaúcha Alexia Castilhos. A judoca da categoria meio-médio feminina (63kg) avançou para a semifinal com um waza-ari diante da americana Hannah Martin. Contra Anriquelis Barrios, porém, Alexia acabou sofrendo O ippon, e foi para a decisão do bronze com a equatoriana Estefania Garcia, campeã do Pan de Toronto 2015.

Na decisão pela medalha, Castilhos soube controlar a luta, pontuou com um waza-ari e administrou a vantagem para conquistar seu primeiro pódio em Jogos Pan.

"Queria o ouro, mas estou muito feliz com o terceiro lugar. Mostra o quanto eu estou crescendo e representa um pouco da minha caminhada. Posso não estar conseguindo o ouro ainda, mas estou entre os fortes e isso é muito importante pra mim", avaliou Alexia.

O Brasil ainda teve mais uma chance de bronze com Rafael Macedo (90kg) que acabou sendo superado pelo anfitrião Yuta Galarretta na disputa pela medalha e fechou sua primeira participação em Pan com um quinto lugar.

Nas preliminares, Macedo precisou de 18 segundos para derrotar o canadense Mohab El Nahas por ippon e, em seguida, caiu na semi iante do vice-campeão mundial Ivan Morales, de Cuba, após sofrer três punições.

A peso médio Ellen Santana (70kg) também lutou neste sábado e terminou em sétimo lugar, sendo superada pela venezuelana Elvismar Rodriguez, que terminou com o título da categoria, e pela jamaicana Ebony Drisdale, na repescagem.

"Deixei a desejar um pouco no tatame. Esperava um pouco mais de mim. Mas, essa participação vai somar muito no meu currículo e saio daqui mais preparada para as próximas competições", resumiu a novata Ellen Santana.

No domingo (11), último dia da modalidade nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, três judocas entram no tatame: Mayra Aguiar (78kg), Beatriz Souza (+78kg) e David Moura (+100kg), que tentará defender seu título de 2015. Mayra e Bia, por outro lado, buscam ouros inéditos em suas carreiras.

As preliminares começam às 11h, com as finais sendo definidas às 13h (horário de Brasília).

Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br





Veja Também
06/03/21 19:12 Com maioria dos votos, Silvio Acácio Borges é reeleito presidente da CBJ para o próximo ciclo olímpico 06/03/21 11:19 ACOMPANHE AS ELEIÇÕES DA CBJ 05/03/21 12:53 Larissa Pimenta fica em 5º e Jéssica Pereira em 7º no primeiro dia de Tashkent 03/03/21 10:09 Eleições CBJ - Nova composição da chapa Resgate à União do Judô 01/03/21 12:49 Seleção embarca para o Uzbequistão rumo ao Grand Slam de Tashkent 26/02/21 13:59 Zempo, sistema de gestão da CBJ, passa por atualização e ganha novas funcionalidades 24/02/21 17:11 Nota de pesar - Francisco de Carvalho Filho 20/02/21 14:14 Maria Suelen Altheman conquista a medalha de bronze no último dia de Grand Slam de Tel Aviv 19/02/21 17:02 ELEIÇÕES CBJ - Conheça as chapas registradas no pleito para a presidência da CBJ 19/02/21 10:17 Rafael Macedo, Leonardo Gonçalves e Maria Suelen Altheman lutam neste sábado, 20, em busca dos primeiros pódios do país no Grand Slam de Tel Aviv
PATROCINADORES
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB