Voltar para o topo

Notícias

09/08/19 19:45

Rafaela Silva conquista ouro inédito no Pan, Cargnin e Juninho Bomba sobem ao pódio, e judô garante 100% de aproveitamento no segundo dia em Lima

Campeã olímpica derrotou a dominicana Ana Rosa por ippon na final desta sexta-feira, em Videna, para garantir seu terceiro ouro consecutivo na temporada 2019

O judô brasileiro segue colecionando medalhas nos Jogos Pan-Americano Lima 2019, com mais três conquistas para o Time Brasil no tatame de Videna, nesta sexta-feira, 09. Destaque para o tão esperado título inédito da campeã olímpica Rafaela Silva, além da prata e do bronze, respectivamente, dos novatos Daniel Cargnin (66kg) e Jeferson Santos Júnior (73kg).

Depois de bater na trave em Guadalajara 2011 (bronze) e em Toronto 2015 (prata), Rafaela Silva não deu chances à domincana Ana Rosa e levou a melhor na final. A judoca da categoria leve buscou resolver a luta e abriu um waza-ari de vantagem logo no início do combate. Com o placa favorável, a brasileira aproveitou as brechas para decidir o confronto e encaixou uma chave de braço na dominicana, garantindo o ouro em Lima. Foi a terceira vitória por ippon de Rafaela na campanha pelo pódio: na semifinal, a brasileira aplicou o golpe perfeito na cubana Anailys Dorvigny e, nas quartas, venceu a americana Amelia Fulgentes nas punições.

"É o meu terceiro ouro consecutivo, estou muito feliz com o meu desempenho, meu trabalho está sendo bem concluído e agora é focar no final do mês para a disputa do Mundial. Mantive meu foco na competição e gosto também de competir, representar o Brasil. Só tenho que agradecer a CBJ pela oportunidade de estar aqui, ao Time Brasil, e agora é manter o foco e concluir minha preparação para o Mundial", disse a campeã Olímpica, Mundial e, agora, Pan-Americana.

O Brasil ainda teve uma segunda chance no dia para fazer outra dobradinha de ouro. O meio-leve Daniel Cargnin (66kg) fez uma luta acirrada com o dominicano Wander Mateo na final, mas o adversário buscou um waza-ari após sofrer duas punições e ficou com o ouro. A campanha de Cargnin pela prata começou com vitória sobre o mexicano Nabor Castillo, nas penalidades, e sobre o venezuelano Ricardo Valderrama por ippon, na semifinal.

"Infelizmente as derrotas acontecem. Podia ter dado algo a mais, mas fica o aprendizado. Às vezes as derrotas acabam ensinando bastante, e agora não vai ser diferente. Vou buscar os porquês e isso vai ser o principal daqui", afirmou Daniel.

O terceiro pódio do dia veio com o mais novo do trio, Jeferson Santos Júnior, o Juninho Bomba, de apenas 20 anos, que conquistou a medalha de bronze no leve masculino (73kg).

Na categoria leve masculina, Juninho "Bomba" garantiu o bronze e, além disso, os 100% de aproveitamento dos atletas em pódios no segundo dia. O paulista começou a campanha diante do venezuelano Sergio Mattey. Jeferson iniciou o confronto colocando dois shidos no tempo normal, mas acabou sofrendo um waza-ari no golden score.

Na repescagem, "Bomba" forçou três punições em Leider Navarro, da Colômbia, e avançou na competição para a disputa do terceiro lugar. Diante do mexicano Eduardo Araujo, Jeferson definiu o confronto em menos de dois minutos, aplicando um waza-ari e um ippon.

"A sensação de subir ao pódio é muito boa, mas eu queria mais. Aprendi muito aqui com essa experiência, principalmente, a me reerguer. Precisei me recuperar após a derrota para buscar essa medalha e esse é um aprendizado que levarei para todas as próximas competições", contou Juninho.

O judô brasileiro segue com a sua participação em Lima neste sábado (10), com quatro atletas: Alexia Castilhos (63kg), Ellen Santana (70kg), Eduardo Yudy Santos (81kg) e Rafael Macedo (90kg). As preliminares começam às 17h, com as finais sendo definidas às 19h (horário de Brasília).

Foto: Pedro Ramos/ Rede do Esporte






Visualizar mais fotos


Veja Também
20/08/19 04:30 Seleção recebe homenagens em almoço de confraternização promovido pela prefeitura de Hamamatsu 19/08/19 14:49 Seleção Brasileira Sub-15 de Judô garante Brasil na ponta do quadro de medalhas no Sul-Americano no Chile 18/08/19 18:38 RESULTADO FINAL - Último dia do Campeonato Brasileiro Sub-13 define campeões de cinco categorias 17/08/19 17:13 RESULTADOS - Primeiro dia do Campeonato Brasileiro Sub-13 17/08/19 04:46 Campeonato Brasileiro Sub-13 de judô tem seus confrontos definidos 16/08/19 04:36 Alimentação, clima e fuso horário: os pontos focais do período de aclimatação da seleção no Japão 15/08/19 01:43 Seleção chega ao Japão para fase final de preparação rumo ao Campeonato Mundial de Tóquio 2019 14/08/19 21:17 Nos bastidores, equipe multidisciplinar atuou para garantir as melhores condições aos judocas no Pan 13/08/19 12:56 Brasileiro Sub-13 reunirá mais de 360 judocas em Curitiba neste final de semana 11/08/19 14:59 Mayra Aguiar fatura seu primeiro ouro em Jogos Pan-Americanos, e judô brasileiro fecha participação em Lima com dez medalhas
PATROCINADORES
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB