Voltar para o topo

Notícias

20/12/18 17:39

Brasil vence o Japão por cinco a dois no primeiro dia de Desafio Internacional de Judô

Leonardo Gonçalves, Beatriz Souza, Giovani Pezão Ferreira, Maria Portela e Rafaela Silva pontuaram para o Brasil. Japão descontou com Yuya Sato e Daiki Mitsui

A seleção brasileira de judô abriu com vitória o primeiro dos dois confrontos com o Japão pelo Desafio Internacional de Judô, disputa por equipes mistas promovida pela CBJ em parceria com o Bradesco, patrocinador master do judô brasileiro. Os anfitriões conseguiram cinco vitórias em sete lutas para conquistar o título do Desafio nesta quinta-feira, 20, no Centro Pan-Americano de Judô. As duas equipes se enfrentarão novamente nesta sexta-feira, 21, às 18h, com transmissão ao vivo da ESPN e do Sportv.

O primeiro combate do dia foi marcado pelo equilíbrio entre Koitaro Matsutani e Leonardo Gonçalves. O japonês abriu um waza-ari de vantagem no início da luta, mas Leo conseguiu reagir. Empatou com o outro waza-ari e, no golden score, finalizou o duelo com uma chave de braço. Na segunda luta, Beatriz Souza se impôs e venceu Tomoni Etani por ippon, abrindo dois a zero para o Brasil. O Brasil ampliou a vantagem para três a zero com vitória de Giovani "Pezão" Ferreira por waza-ari sobre Jumpei Igarashi.

"Lutei bem, consegui entrar alguns golpes, tomei alguns sustos, mas é normal. Estou feliz por ter conseguido lutar bem e o resultado me deixa mais feliz pela vitória", comentou Giovani que, há uma semana, garantiu uma vaga na seleção brasileira ao vencer a última Seletiva do ciclo Tóquio 2020. "É um momento único na minha vida. Semana passada fui campeão da seletiva olímpica e essa estreia com a seleção principal concretizada marca esse novo ciclo na minha vida."

Na quarta luta, Maria Portela garantiu o ponto decisivo em luta acirrada com Sae Tasaka. A brasileira chegou a ficar em desvantagem nas punições, mas buscou mais ataques e conseguiu uma projeção depois de quatro minutos de golden score para marcar o waza-ari e despedir-se de 2018 com vitória.

"Venho de várias competições seguidas, estava me sentindo um pouco cansada e eu gostei da sensação que eu tive ali dentro. Estava num golden score bem longo, mas eu queria muito vencer. Reviveu isso dentro de mim e fazia tempo que eu não tinha essa sensação", descreveu Portela, que veio direto da China, onde disputou o World Masters de Guangzhou no último final de semana. "Essa equipe do Japão não é a principal, mas é forte, a gente não pode bobear. Fiquei muito feliz de fechar o ano assim."

Nas últimas três lutas, Rafaela Silva (57kg) venceu Kana Suzuki nas punições fazendo o quinto ponto brasileiro.

O Japão descontou com seus pesos Leves (73kg) Daiki Mitsui, que bateu Eduardo Katsuhiro, e Yuya Sato, que venceu David Lima.

VEJA AQUI os perfis individuais dos atletas de Brasil e Japão.






Arquivos Relacionados


- Súmula - Brasil x Japão



Veja Também
06/03/21 19:12 Com maioria dos votos, Silvio Acácio Borges é reeleito presidente da CBJ para o próximo ciclo olímpico 06/03/21 11:19 ACOMPANHE AS ELEIÇÕES DA CBJ 05/03/21 12:53 Larissa Pimenta fica em 5º e Jéssica Pereira em 7º no primeiro dia de Tashkent 03/03/21 10:09 Eleições CBJ - Nova composição da chapa Resgate à União do Judô 01/03/21 12:49 Seleção embarca para o Uzbequistão rumo ao Grand Slam de Tashkent 26/02/21 13:59 Zempo, sistema de gestão da CBJ, passa por atualização e ganha novas funcionalidades 24/02/21 17:11 Nota de pesar - Francisco de Carvalho Filho 20/02/21 14:14 Maria Suelen Altheman conquista a medalha de bronze no último dia de Grand Slam de Tel Aviv 19/02/21 17:02 ELEIÇÕES CBJ - Conheça as chapas registradas no pleito para a presidência da CBJ 19/02/21 10:17 Rafael Macedo, Leonardo Gonçalves e Maria Suelen Altheman lutam neste sábado, 20, em busca dos primeiros pódios do país no Grand Slam de Tel Aviv
PATROCINADORES
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB