Voltar para o topo

Notícias

15/12/18 14:06

Takabatake, Cargnin e Rafaela ficam em quinto no primeiro dia de World Masters da China

Brasileiros chegaram às disputas pelo bronze de suas categorias, mas medalhas escaparam. Mais seis brasileiros lutarão neste domingo

Cinco brasileiros lutaram o World Masters da China na madrugada deste sábado, 15, e três deles chegaram às disputas por medalhas. Eric Takabatake (60kg), Daniel Cargnin (66kg) e Rafaela Silva (57kg) disputaram os bronzes de suas categorias, mas terminaram em quinto lugar. Charles Chibana (66kg) e Phelipe Pelim (60kg) pararam na primeira luta.

Resultados e vídeos das lutas aqui.

Daniel Cargnin foi quem chegou mais longe na competição. Ele derrotou o israelense Tal Flicker, atual número três do mundo, nas oitavas-de-final, forçando três punições ao adversário (desclassificação) e avançou às quartas-de-final, onde bateu, pelo mesmo placar, o mongol Altansukh Dovdon para chegar à semifinal.

Novamente, Cargnin enfrentou um israelense, Barukh Shmailov, mas perdeu o combate levando três punições.

Na disputa pelo bronze, ele enfrentou o cabeça de chave número um do Masters, Vazha Margvelashivili, da Geórgia. Levou um waza-ari, mas reagiu a tempo e empatou o duelo com outro waza-ari para levar a luta ao golden score (tempo extra). Daniel tentou imprimir maior volume de ataques e, num descuido, sofreu o contra-ataque levando outro waza-ari. Ele fecha o ano com duas pratas (Pan-Americano e Tbilisi), três quintos (Mundial, Masters e Cancun) e um sétimo (Antalya).

Já Takabatake, estreou com vitória por ippon (3 shidos) sobre o britânico Ashley Mckenzie, mas caiu nas quartas diante do russo Robert Mshvidobadze, que ficou com o título do Masters. Na repescagem, o brasileiro derrotou o usbeque Sharafuddin Lutfillaev por ippon. E, por fim, na disputa pelo bronze, ele acabou superado pelo waza-ari do mongol Amartuvshin Daashdavaa.

Takabatake encerra seu 2018 com uma medalha de bronze no Grand Slam de Dusseldorf, dois quintos (Osaka e Masters) e três sétimos (Ecaterimburgo, Hohhot e Mundial).

No feminino, a única representante do Brasil neste sábado foi a campeã olímpica Rafaela Silva. Ela venceu a alemã Theresa Stoll, na primeira luta e avançou às quartas. Abriu um waza-ari de vantagem sobre Nekoda Smythe-Davis, mas acabou levando o ippon. Na repescagem, Rafaela levou um waza-ari da chinesa Tongjuan Lu, mas respondeu com uma projeção perfeita para avançar à luta pelo bronze, onde reencontrou a canadense Jessica Klimkait dois meses após vencê-la na final do Grand Prix de Cancun.

Dessa vez, a canadense levou a melhor, com maior volume de entradas e forçando três punições à brasileira para ficar com o pódio. Rafa encerra a temporada 2018 com dois ouros (Budapeste e Cancun) e dois quintos lugares (Zagreb e Guangzhou) em sete competições disputadas.

"Hoje termina mais um ano de competições. Encerrei meu ano em 5º lugar no World Masters, competição que reúne os 16 melhores do ranking mundial. Resultado bem longe do planejado", escreveu Rafaela em seu perfil nas redes sociais. "Estou feliz por estar aqui hoje encerrando 2018 sem lesões e cheia de disposição para voltar em 2019 com novas metas, novos objetivos. O sonho é sempre o mesmo e só vou parar depois que alcançar."


Mais Brasil no tatame neste domingo

O World Masters continua na madrugada deste domingo e outros seis brasileiros estarão em ação.

Maria Portela (70kg) estreará contra Elvismar Rodriguez, da Venezuela; Beatriz Souza (+78kg) lutará com a ucraniana Galyna Tarasova, e Maria Suelen Altheman (+78kg) enfrentará Kayra Sayit, da Turquia.

Entre os homens, Eduardo Yudy (81kg) pega o holandês Frank De Wit na primeira luta. Os pesados David Moura e Rafael Silva lutarão com os holandeses Roy Meyer e Henk Grohl, respectivamente.

As preliminares começarão à uma da manhã de sexta para sábado e as finais serão a partir das 7h da manhã de sábado. No domingo, as preliminares começarão à 1h30 da madrugada e as finais serão no mesmo horário, às 7h (horário de Brasília).

Transmissão ao vivo pelo portal live.ijf.org
 






Visualizar mais fotos


Veja Também
14/12/19 12:06 Brasil fecha World Masters de Qingdao com dois quintos e um sétimo lugar 12/12/19 11:59 Após duas vitórias na estreia, Brasil vai para o segundo dia do World Masters com quatro judocas na busca pela primeira medalha do país na competição 11/12/19 12:29 Brasileiros conhecem primeiros adversários no World Masters da China 11/12/19 11:21 Em parceria com COB, CBJ promove workshop para treinadores das categorias de base do judô brasileiro 11/12/19 10:44 Chiaki Ishii e Mayra Aguiar são homenageados pelo COB no Prêmio Brasil Olímpico 09/12/19 11:38 Judô brasileiro disputa World Masters em busca dos últimos pontos da temporada 2019 05/12/19 10:52 Homenagens, planejamento para 2020 e adesão em massa da arbitragem: o sucesso do I Encontro Nacional de Arbitragem da CBJ 03/12/19 15:56 Seleção Brasileira de Judô segue preparação para o World Masters chinês em Tenri, no Japão 02/12/19 17:28 Três meses após dar à luz, judoca é campeã brasileira e sobe ao pódio com filho nos braços 02/12/19 11:38 Judocas de 16 estados conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro Sênior de Judô
PATROCINADORES
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB