Voltar para o topo

Notícias

25/08/18 13:58

Árbitros brasileiros recebem certificados de FIJ C após seminário com Ovidio Garnero no Centro Pan-Americano de Judô

Atividade faz parte do processo de validação de categoria dos árbitros aspirantes à FIJ para FIJ C

A Confederação Brasileira de Judô, em parceria com as Confederações Pan-Americana e Sul-Americana de judô, promoveu neste sábado, 25, Seminário Teórico e Prático de Arbitragem para os árbitros brasileiros aspirantes à FIJ no ginásio do Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (BA). A atividade foi conduzida pelo argentino Ovidio Garnero, diretor de arbitragem da CPJ e membro da comissão de arbitragem da FIJ. 

- GALERIA DE FOTOS

Na abertura do seminário, o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, explicou o processo de atualização da classificação de arbitragem mundial e destacou a importância desse momento para o judô brasileiro. 

"Gostaria de agradecer o atendimento e o entendimento desta ação. A FIJ, procurando oportunizar cada vez mais árbitros jovens para atuar em suas equipes, não está esquecendo daqueles que fizeram história na arbitragem. Ela está, sim, evidenciando. Continua existindo, conforme evidenciado no ofício da FIJ, da Pan-América, da Sul-América a categoria do árbitro, até então, considerado C. Simplesmente, não vai mais haver avaliação para essa categoria", detalhou Silvio Acácio. 

Na sequência, Garnero e Edison Minakwa, coordenador de arbitragem da CBJ, conduziram o seminário com demonstrações práticas no dojô auxiliados pelos árbitros FIJ A, André Mariano e Jeferson Vieira. Foram detalhados alguns aspectos das principais atualizações na regra de competição do judô que regirá os eventos oficiais da FIJ até os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Com paciência e didática, Ovidio respondeu às dúvidas dos árbitros brasileiros ao longo de quase duas horas de clínica no dojô do CPJ. 

"Faço um agradecimento ao Brasil, ao seu presidente, ao corpo técnico da Confederação Brasileira pela convocação e, sobretudo aos árbitros, companheiros e colegas. Essa é uma atividade muito importante, com muita paixão, muita espera por parte dos candidatos, com muito trabalho a nível continental e a nível de FIJ. Um grupo humano incrível que pôde medir a necessidade de muitas pessoas que não teriam sua oportunidade para conquistar um tão desejado nível internacional puderam conquistá-lo através desta clínica e seminário. Para mim, é uma honra ter visto essa necessidade e compartilhado o desenvolvimento dos árbitros do continente e do Brasil, fundamentalmente, que tem um grande núcleo de pessoas que amam essa profissão de arbitragem", avaliou o argentino. "Quero dizer-lhes que cumprimos uma missão, reparamos uma pequena injustiça que, para alguns, foi muito grande. Parabenizo a todos e desejo os maiores êxitos no futuro de seu trabalho, que sigam trabalhando sempre silenciosos, mas com dedicação, com sacrifício e que continuem brindando o judô com essa paixão tão incrível que é a arbitragem." 

A clínica contou com a participação de 78 professores kodanshas e 93 árbitros, entre eles, Hissato Yamamoto, 76, um dos aspirantes à FIJ promovidos à FIJ C na tarde deste sábado. 

"Para mim é um momento muito emocionante. Eu continuo trabalhando como árbitro, porque eu gosto. Eu trabalho como árbitro há mais de 50 anos e me sinto muito grato com esse reconhecimento, finalmente", comemorou o sensei Yamamoto, 7º Dan, de São Paulo, que esperou quase 20 anos pela promoção à FIJ C.

Ao final do seminário, os participantes receberam seus certificados e um kit com gravatas personalizadas, o escudo de FIJ C e pins da CBJ, encerrando a programação do evento II Encontro Nacional de Kodanshas e Validação de Árbitros FIJ C. 

Veja abaixo a lista completa dos árbitros promovidos à FIJ C. 






Arquivos Relacionados


- Árbitros Credenciados




Visualizar mais fotos




Veja Também
29/05/20 12:56 Luciano Corrêa, Marcelo Theotônio e Amadeu de Moura Jr ministrarão curso para treinadores organizado pela Confederação Pan-Americana de Judô 28/05/20 17:07 Técnicos da região Norte participam do segundo encontro do Fórum Regional de Judô de Alto Rendimento 28/05/20 16:22 Presidente Silvio Acácio reúne-se com Federações, Conselhos, Gestores e Coordenações Nacionais em nova rotina virtual durante pandemia 27/05/20 14:11 CBJ lança planos de fundos personalizados para videoconferências 26/05/20 15:01 FIJ lança plataforma de treino digital com exercícios e desafios específicos de Judô 25/05/20 15:38 Veteranos lançam disputa virtual com o primeiro Open de Judô Funcional 25/05/20 11:53 Febaju lança campanha de apoio às academias e professores de judô da Bahia 22/05/20 18:03 Federação Matogrossense de Judô promove ações sociais de combate ao Covid-19 18/05/20 16:53 CBJ promove I Fórum Regional de Judô de Alto Rendimento com encontro online com técnicos do Nordeste 15/05/20 13:10 Nota de Pesar - Haruo Nishimura
PATROCINADORES
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB