O principal objetivo do Projeto Avança Judô, braço social da Confederação Brasileira de Judô, não é formentar a formação de novos atletas de alto rendimento, mas sim trazer uma nova perspectiva de vida para crianças em situação de vulnerabilidade social. Porém, com a prática contínua da modalidade, naturalmente surge a vontade de participar de competições.
E, por isso, no último final de semana, seis alunos, três da classe Sub-13 e outros três da Sub-15, do núcleo do Centro de Treinamento da CBJ, em Lauro de Freitas, participaram da VII Etapa do Circuito Baiano e conquistaram três medalhas. No Sub-13, Janderson Ribeiro (28kg) foi campeão e Beatriz Santos (52kg) foi segunda colocada, e no Sub-15, Bruno Jesus (36kg) foi vice-campeão.
“Depois de um ano de Projeto Avança Judô, onde acompanhamos cada passo dos atletas dentro e fora dos tatames, estamos construindo juntos o sonho de se tornarem uma nova Rafaela Silva do judô brasileiro”, disse o professor Maicon França.
Yago Pinheiro (34kg) no Sub-13 e Gustavo Correia (36kg) e Pedro Souza (44kg) no Sub-15 também representaram o Avança Judô, que no núcleo de Lauro de Freitas, atende cerca de 200 crianças.
“Estamos acompanhando o ensino-aprendizagem nas escolas e sempre tendo o maior contato possível com os familiares dos alunos para, assim, termos um resultado positivo diante do Projeto”, disse a supervisora do Avança Judô, Valéria Brito.
O Avança Judô é coordenado pela Gestora de Projetos da Confederação Brasileira de Judô, Isabele Duran. Na Bahia, o Projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) da Bahia.