Voltar para o topo

Notícias

03/05/13 20:09

Definidas as chaves do Troféu Brasil Interclubes

Ginásio do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, receberá 355 atletas de 75 clubes

Os clubes que inscreveram atletas para a disputa do Troféu Brasil Interclubes já sabem como vão começar as caminhadas deles rumo aos 16 ouros (8 no masculino e 8 no feminino) em jogo na competição. O sorteio dos confrontos do Qualifying para o Grand Prix Nacional acontece somente neste sábado (4/5). Os dois eventos serão realizados neste final de semana, no Ginásio do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Ao todo, serão 355 atletas de 75 diferentes clubes que representam 18 diferentes Federações. Todas as chaves podem ser conferidas nos arquivos em anexo.

O Judô Comunitário Instituto Reação foi o clube com o maior número de inscritos: 31 ao todo, sendo 16 no masculino e 15 no feminino. O segundo foi o Esporte Clube Pinheiros com 26 (16 homens e 10 mulheres), atual campeão masculino e feminino do Troféu Brasil. Depois vem o Minas Tênis Clube, com um judoca a menos (16 e 9), empatado com o Palmeiras/Mogi (14 e 11). O quinto é o Clube de Regatas do Flamengo, com 19 atletas. A curiosidade é que o rubro-negro carioca tem mais atletas no feminino (11) que no masculino (8). A Sogipa trouxe do Rio Grande do Sul 18 atletas. Completando a escalação de clubes com mais de 10 atletas no torneio vem Associação Atlética Judô Futuro, do Mato Grosso do Sul, com 13; Academia Dojô Harai Goshi, de Goiás e Associação Desportiva São Caetano, ambas com 12.
 
Dentre os nomes de maior destaque estão Bárbara Timo, Juliene Aryecha e Mauro Moura (CR Flamengo/RJ); Charles Chibana, Daniel Hernandes, Eric Takabatake, Flávia Gomes, Gabriela Chibana e Henrique Silva (EC Pinheiros/SP); Igor e Jéssica Pereira, Raquel e Rafaela Silva (Instituto Reação/RJ); Alex Pombo, Gabriel Silva, Gustavo Assis, Hugo Pessanha, Ketleyn Quadros, Luciano Correa, Nathália Brígida e Mariana Silva (Minas Tênis Clube/MG); Vitor Torrente (Palmeiras/Mogi); Eduardo Santos, Mayra Aguiar, Maria Portela e Rochele Nunes (SOGIPA/RS); todos atletas da seleção principal ou de base do Brasil.

“Eu considero o Troféu Brasil a melhor competição interclubes do Brasil porque conta com atletas de nível altíssimo e muitos clubes diferentes participando. A competição dá direito aos atletas campeões participar da Seletiva para a seleção principal e de pleitear o ingresso no Bolsa-atleta do Ministério dos Esportes. Para os judocas do Instituto Reação, além dos dois objetivos citados anteriormente, temos também o desejo de nos classificarmos para o Grand Prix Nacional no final do ano. Acredito que nossos atletas estão bem treinados e que podemos alcançar bons resultados em algumas categorias”, disse o técnico do Reação, professor Geraldo Bernardes.

O Troféu Brasil é o maior torneio individual interclubes do país, formando com o Grand Prix e o Campeonato Brasileiro, a trinca de torneios com mais peso no calendário brasileiro. A diferença é que no Grand Prix Nacional a competição é por equipes, nos mesmos moldes dos certames entre países (cinco atletas divididos por peso se enfrentam e a entidade que tiver mais combates vencidos, ganha a luta). Já no Campeonato Brasileiro, os atletas defendem os Estados que nasceram e/ou treinam. Deste modo, é possível dizer que o Troféu Brasil é uma espécie de campeonato brasileiro de clubes.

O Qualifying, disputado na tarde de domingo, tem como objetivo selecionar clubes para o Grand Prix Nacional Interclubes. No masculino, estarão em disputa 3 vagas, após a desistência da equipe do Clube de Regatas do Flamengo e a extinção da equipe da Universidade Gama Filho (RJ). No feminino, serão duas vagas. As equipes pré-inscritas no masculino são: Judô Águia Branca (MG); Academia Espaço Marques Guiness (DF); Academia Dojô Harai Goshi (GO); Associação Atlética Judô Futuro (MS); Associação Judô Queiroz (PI); Associação de Judô Nova União (BA); Instituto Reação (RJ); Palmeiras/Mogi (SP); Associação Desportiva São Caetano (SP); São Paulo F.C. (SP); Associação de Judô Yamate (ES). E no feminino são: Academia Dojô Harai Goshi (GO); Associação Kiai Kam (SP); Palmeiras/Mogi (SP); Associação Desportiva São Caetano (SP); Instituto Reação (RJ); Associação Atlética Judô Futuro (MS); e Judô Águia Branca (MG). O credenciamento oficial das equipes será no sábado das 14 às 16 horas, no Ginásio do Minas Tênis Clube.

Nesta sexta, foram realizados o Credenciamento para o Troféu Brasil, a Pesagem Oficial e os Congressos de Arbitragem e Técnico. No sábado, a Cerimônia de Abertura ocorrerá às 9 horas. Logo após, começam os combates com as categorias Superligeiro e Ligeiro. A tarde, lutam o Meio-leve, Leve e Meio-médio. O sorteio do Qualifying acontece às 17:30. No domingo, os judocas do Médio, Meio-pesado e Pesado lutam de manhã e à tarde serão realizados os combates do Qualifying para o Grand Prix.

No domingo, pela primeira vez, haverá a transmissão via web das finais do Troféu Brasil Interclubes e as lutas do Qualifying para o Grand Prix Nacional pela Tecvidya. Para acompanhar, basta acessar o site da Confederação Brasileira de Judô (www.cbj.com.br) e clicar no banner que aparece ao abrir a página. 






Arquivos Relacionados


- Feminino Superligeiro (-44kg)
- Feminino Ligeiro (-48kg)
- Feminino Meio-leve (-52kg)
- Feminino Leve (-57kg)
- Feminino Meio-médio (-63kg)
- Feminino Médio (-70kg)
- Feminino Meio-pesado (-78kg)
- Feminino Pesado (+78kg)
- Masculino Superligeiro (-55kg)
- Masculino Ligeiro (-60kg)
- Masculino Meio-leve (-66kg)
- Masculino Leve (-73kg)
- Masculino Meio-médio (-81kg)
- Masculino Médio (-90kg)
- Masculino Meio-pesado (-100kg)
- Masculino Pesado (+100kg)




Visualizar mais fotos


Veja Também
20/09/21 11:48 Brasil vai com oito novatos para o Grand Prix de Zagreb, primeira competição do judô pós-Tóquio 17/09/21 17:27 Daniel Cargnin participa de live de lançamento do Curso Formando Campeões para o Esporte e para a Vida, do COB 16/09/21 09:50 Em reunião semanal, presidência da CBJ alinha próximos passos do Programa de Apoio às Federações 15/09/21 11:26 Conselho de Administração aprova atualização do Código de Conduta Ética da CBJ 10/09/21 10:15 Nota de Pesar - André Matos Santiago 09/09/21 16:27 Colaboradores da CBJ recebem treinamento sobre integridade 09/09/21 14:48 Em webinar promovido pela CBJ, árbitros olímpicos vão analisar lances que marcaram o judô em Tóquio 01/09/21 17:57 Flamengo reforça elenco no judô com a campeã olímpica Rafaela Silva 01/09/21 17:50 COB amplia Programa Esporte Seguro para envolver organizações e comunidade esportiva do país 30/08/21 17:47 Competições estaduais aquecem o clima para a retomada dos eventos nacionais
PATROCINADOR MASTER
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
PARCEIROS DE MÍDIA
 
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB