Logo após o seminário internacional de Málaga, solicitei ao Presidente Paulo Wanderley Teixeira que realizássemos o 1º Seminário Nacional com todas as federações do Brasil reunidas em um só local. A meu ver, teríamos um resultado mais abrangente e satisfatório no que se refere ao aprimoramento do conhecimento da regra para a prática da arbitragem no ano olímpico que se aproxima, em 2016.
O evento, realizado no belíssimo Centro Pan-americano de Judô, foi um sucesso. E isso não sou eu quem diz, é a opinião da maioria dos participantes que ali estavam. Passamos para os diretores de arbitragem e árbitros presentes, as recomendações que mais no chamaram atenção no Seminário da Federação Internacional de Judô. De maneira bastante resumida, são as seguintes:
1) O atendimento médico que não é mais realizado dentro da área de competição e sim do lado externo.
2) A saída de área que ficou mais rigorosa.
3) O “Abraço de Urso” que ficou mais flexível para os competidores, dando-lhes ensejo de um melhor aproveitamento.
Para informações mais detalhadas, procurar a nova regra de competição existente na CBJ e que foi entregue aos representantes de cada Federação presentes ao Seminário Nacional. Houve ainda outro aspecto importante debatido no evento, o uso correto do videoreplay, que será tema de um próximo post.
Agora, com a consciência de dever cumprido, é só aguardar o resultado com um bom aproveitamento de todos do que foi repassado.
Professor Pereira – 8º Dan
Gestor Nacional de Arbitragem.