Tenho observado nos últimos campeonatos em que estive presente ou acompanhei à distância, pela televisão e pela internet, que alguns árbitros estão tendo dificuldade em avaliar o andamento da luta por desconhecimento de algumas técnicas. O mesmo vale para técnicos e
professores. Mas em se tratando de árbitros, tem me chamado especialmente a atenção a luta de solo, onde o desconhecimento das técnicas me parece maior. Um mate anunciado erradamente quando um atleta está em vias de concluir uma técnica que redundaria em vitória, obviamente, prejudica um atleta e beneficia outro.
Quero abrir um parêntese para dizer que esta situação não acontece só no Brasil, mas sim em todos os continentes. Hoje, as regras mudaram e há uma orientação da Federação Internacional de Judô para que se dê mais tempo para o desenvolvimento da luta no solo. Portanto, é me baseando nestes acontecimentos que recomendo aos nossos árbitros, mais uma vez, que treinem, pratiquem e estudem o Judô para evitar este tipo de erro tão comum nas competições.
Saber com profundidade as regras do Judô é essencial, mas conhecer as técnicas do judô é também de suma importância, pois só desta forma o árbitro alcançará a excelência na arbitragem.