Voltar para o topo

Blogs

30/03/12

Nutrição em competições de judô

O dia da competição é cheio de expectativa para os atletas. Diante de um calendário competitivo intenso, a equipe de nutrição visa eliminar a preocupação do atleta quanto a alimentação desse dia, se responsabilizando em avaliar e adaptar a refeição servida nos dias do evento, que pode variar conforme a organização, país ou região. 

Muitas vezes o intervalo entre as competições é curto e composto por treinamentos diários e intensos, tornando-se as atividades de assistência nutricional de suma importância aos atletas. Nesse período, quando os atletas se encontram concentrados, o acompanhamento nutricional é seguido por:

 

-      Contato antecipado com o local de hospedagem para participação na elaboração dos cardápios oferecidos aos atletas. Essa ação facilita o seguimento da dieta prescrita, pois com um menu equilibrado os judocas poderão receber todos os nutrientes necessários.

-      Reavaliação dietoterápica individual para ajustar as necessidades nutricionais dos atletas, considerando o desgaste da viagem, o peso atual, a intensidade dos treinos, o uso de medicamento caso ocorra  e os estoques energéticos para a futura competição. Além do auxilio a recuperação através da alimentação minimizando o risco de lesões.

-      Verificação da disponibilidade de água nos locais de treinamento e nos dias de competição, além do incentivo ao consumo.

-      Pesagem diária dos atletas na semana antecedente a competição. O peso diário do atleta é um dado clinico para a nutricionista auxiliar o judoca em sua redução de peso, caso necessário. A perda gradativa de peso com uma dieta equilibrada não traz prejuízos a performance dos judocas.

-      Participação de todas as refeições junto aos atletas, principalmente no dia da competição, auxiliando-os nas escolhas alimentares. Preservar as reservas energéticas musculares e hepáticas sem o aumento do peso corporal é um dos grandes objetivos da nutrição para auxiliar a boa performance.

-     No dia da competição: Permanece grande para do tempo na área de aquecimento vivenciando a real necessidade de cada competidor, e se ocupa em calcular as quantidades ideais de fontes de carboidratos, adaptando-as aos intervalos das lutas que muitas vezes é bem extenso. É importante frisar que doses excessivas de fontes de açucares levam a uma posterior hipoglicemia, além de distúrbios gastrointestinais como vômitos e diarréia, o que acarreta diretamente o rendimento do atleta na competição.

 

Sintomas como fraqueza nas pernas, tonteiras, ânsia de vomito, vista turva e fadiga precoce podem ser associadas a falta de substrato energético durante a luta.  Porém são sintomas que podem ser evitados quando se oferece energia em quantidades certas e no momento necessário para uma boa digestão e absorção.

Para melhor aproveitamento energético, deve-se levar também em consideração a suplementação transportada por cada atleta, que varia entre os géis de carboidrato, a maltodextrina, os isotônicos, entre outros com composições nutricionais variadas, visando o maior aproveitamento da energia consumida e uma boa digestão.

Considerando a realidade de um dia de competição de judô, que se inicia já na pesagem oficial, seguida do aquecimento e dos intervalos entre as lutas, a  monitoração de suplementos  neste dia passou a ser uma ação constante da nutricionista, uma vez que o atleta necessita de energia disponível para o momento exato da luta. Para tal ação consideram-se também a resposta imediata do atleta ao esforço despedido na luta. 

Portanto, o acompanhamento nutricional e uma boa alimentação são fatores importantíssimos para o alcance de bons resultados.







Veja Também
12/07/16 14:00 A Expectativa na Olimpíada 07/01/16 14:21 A excelência de uma equipe 07/10/15 14:39 Usar a regra a seu favor 17/08/15 14:46 Modernização 14/04/15 18:16 Recomendações do Seminário Nacional 27/02/15 12:22 Volta de Málaga e Seminário Nacional de Arbitragem 2015 16/01/15 17:01 Seminário de Arbitragem em Málaga (ESP) 26/11/14 16:32 Método de avaliação 02/10/14 14:30 Inovações e aprendizado 12/08/14 14:25 Tecnologia a favor do resultado justo
PATROCINADORES
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB