Willian Lima fica em quinto lugar no Grand Slam de Baku
No primeiro dia de combates, brasileiro caiu na disputa de bronze para o anfitrião Yashar Najafov
Por muito pouco o Brasil não conquistou sua primeira medalha no Grand Slam de Baku. Nesta sexta-feira (16), primeiro dia de competição, o meio-leve (-66kg) Willian Lima fez boa campanha nas preliminares, avançou até a disputa de bronze, mas acabou ficando em quinto lugar. Ele enfrentou o anfitrião Yashar Najafov e levou a pior nas punições.
Na primeira rodada, Willian anotou um waza-ari contra Anthony De Angelis, da Letônia, e garantiu a vitória por acúmulo de shidos do adversário. Já na luta seguinte, apostou na técnica e venceu Abrek Nagchev, russo que representa a bandeira de atletas neutros, também nas punições.
O primeiro revés do dia veio nas quartas de final, quando foi imobilizado pelo francês Daikii Bouba até o ippon. Precisou, então, lutar a repescagem e não encontrou problemas contra Matteo Piras, da Itália. Com muito volume de luta e entradas, forçou três punições (3-0) por falta de competitividade ao italiano e avançou à disputa do bronze.
Na luta decisiva, novamente com seu estilo de luta agressivo, Willian conseguiu boas entradas, que foram bem defendidas por Najafov. No golden score, porém, com o placar empatado em dois shidos para cada, o brasileiro levou a terceira punição por falso ataque e se despediu de Baku na quinta colocação.
A campanha no Azerbaijão deu a Willian mais 360 pontos no ranking mundial e olímpico, onde é o 10º e 11º colocado, respectivamente.
Brasileiros não avançam na chave
O Brasil ainda teve mais cinco representantes neste primeiro dia de competição. Amanda Lima (-48kg), Michel Augusto (-60kg) e Jéssica Lima (-57kg) não passaram da primeira rodada, enquanto Jéssica Pereira (-52kg) e Larissa Pimenta se despediram nas oitavas de final.
Os combates seguem neste sábado (17), com duas brasileiras em ação. Ketleyn Quadros (-63kg) estreia já na segunda rodada contra a austríaca Lubjana Piovesana, enquanto Ellen Froner (-70kg) enfrenta Ekaterina Tokareva, do Cazaquistão, pela primeira rodada.
As preliminares começam às 3h30 (horário de Brasília), com o bloco final a partir das 10h. Cazé TV, Canal Olímpico do Brasil, Judo TV, Sportv e NSports fazem a transmissão ao vivo.
GRAND SLAM DE BAKU 2024 - DIA 2
Quem luta?
Ketleyn Quadros (-63kg) e Ellen Froner (-70kg)
Horário:
3h30 — Preliminares
10h — Finais
Onde assistir?
Preliminares — Judo TV
Finais — Canal Olímpico do Brasil, Cazé TV, Sportv e NSports