Sorteio define as chaves do Troféu Brasil de Judô
Competição começa com sete categorias em disputa, nesta sexta, 01, na Arena UniBH, em Belo Horizonte
Dirigentes, árbitros e treinadores se reuniram, nesta quinta, em Belo Horizonte, para acompanhar o sorteio das chaves do CBI Torféu Brasil de Judô, que começa na sexta-feira, 01, com a participação de mais de 500 judocas de todo o Brasil. O evento é o mais tradicional do judô brasileiro e marca o início do processo de formação da seleção para 2025.
“É a competição mais importante do Brasil, com mais de 500 atletas participando. Neste final de semana, Minas Gerais é a capital do judô nacional. Estarão aqui os melhores judocas do Brasil, os melhores profissionais que atuam com o judô, comissão técnica da seleção, presidentes de Federações, arbitragem. Um evento como esse só vem coroar os êxitos que a gente vem tendo esse ano, como o sucesso que tivemos nos Jogos Olímpicos de Paris, com o melhor resultado da nossa história”, destacou Silvio Acácio Borges, presidente da Confederação Brasileira de Judô.
Autoridades locais, como Luis Augusto Martins Teixeira, presidente da Federação Mineira de Judô, e Carlos Henrique Martins Teixeira, presidente do Minas Tênis Clube, anfitriões do evento, também destacaram a importância da competição e deram as boas-vindas à capital mineira.
“Agradeço ao presidente Silvio e quero parabenizar por essa bela organização, por esse trabalho, todo seu estafe, toda sua comissão técnica que aqui mostra a força do Judô Nacional e com isso a força de todos os nossos estados que apoiamos e acreditamos nesse trabalho. Bem-vindo a todos e muito obrigado”, disse Luis Augusto.
“O Minas é a casa do esporte e o judô é a minha origem também, é a minha paixão, é o esporte que eu gosto. E estar no meio de vocês eu me sinto um judoca, eu me sinto um praticante e me orgulho muito disso. Como o professor Silvio falou, é muito bacana ver a união em torno do judô, em torno de um propósito comum. Isso só soma ao judô e todos nós, eu gosto de dizer uma frase aqui no Minas, que é o seguinte, quando nós nos organizamos coletivamente, cada um de nós evolui muito individualmente”, complementou Carlos Henrique.
Gerente de Alto Rendimento da CBJ, Marcelo Theotonio destacou o trabalho conjunto de todas as esferas do judô nacional para o Brasil alcançasse os resultados do último ciclo e projetou um novo ciclo rumo à Los Angeles com mais integração ainda entre as diversas áreas.
“Eu gostaria muito de agradecer a todos vocês, foi um ciclo maravilhoso do judô brasileiro, em termos de resultado. E com relação ao novo ciclo, nós tivemos, recentemente, uma reunião com os treinadores, onde nós definimos inicialmente os critérios para o Troféu Brasil e para o Campeonato Brasileiro. E o que eu posso dizer do próximo ciclo que se inicia aqui a partir de um evento nacional, o nosso objetivo é criar, integrar cada vez mais as áreas, para gerar oportunidade de acesso aos atletas internacionalmente, para a gente fomentar cada vez mais o Brasil em nível internacional”, indicou Marcelo.
Parceiro da CBJ e do Minas na realização dos eventos interclubes de judô, o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) foi representado na reunião pelo supervisor de integração Elisiário Palermo, que explicou os benefícios oferecidos pelo CBC aos clubes filiados.
Por fim, o coordenador nacional de arbitragem da CBJ, Edison Minakawa, passou orientações gerais sobre comportamento e reforçou a importância de um ambiente respeitoso entre treinadores, atletas e árbitros.
Sexta-feira (01/11) — CBI Troféu Brasil
9h — Início dos Combates (M: -60kg; -66kg; -73kg)
12h — Início dos Combates (F: -48kg; -52kg)
13h30 — Início dos Combates (F: -57kg; -63kg)
17h — Disputas por Medalhas (F: -48kg; -52kg; -57kg; -63kg | M: -60kg; -66kg; -73kg)
Transmissão ao vivo:
Eliminatórias: CBJ TV
Disputas por medalhas: Sportv e Canal Olímpico do Brasil
Sábado (02/11) — CBI Troféu Brasil
9h — Início dos Combates (F: -70kg; -78kg; +78kg | M: -81kg; -90kg)
11h30 — Início dos Combates (M: -100kg; +100kg)
15h — Disputas por Medalhas (F: -70kg; -78kg; +78kg | M: -81kg; -90kg; -100kg; +100kg)
Transmissão ao vivo:
Eliminatórias: CBJ TV
Disputas por medalhas: Sportv, Canal Olímpico do Brasil e NSports
Domingo (03/11) — CBI Grand Prix Nacional
9h — Início dos Combates
14h — Disputas por Medalhas
Transmissão ao vivo:
Eliminatórias: CBJ TV
Disputas por medalhas: Sportv, Canal Olímpico do Brasil e NSports
Venha assistir diretamente da Arena UniBH!
Endereço: Rua da Bahia, 2244 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30160-012
Entrada: 1kg de alimento não-perecível (exceto sal)
O Troféu Brasil e o Grand Prix Nacional de Judô integram o programa de Campeonatos Brasileiros Interclubes e são realizados pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes, Minas Tênis Clube e Federação Mineira de Judô.