Seleção principal de judô recebe orientações da ABCD sobre antidopagem
Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem esteve na concentração da equipe, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira
Concentrados no Rio de Janeiro para um período de treinamentos no Centro de Treinamento do Time Brasil, judocas da seleção principal receberam orientações sobre antidopagem em palestra ministrada por representantes da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). A ação faz do programa de educação e prevenção ao doping desenvolvido pela CBJ em parceria com a ABCD e visa a conscientizar atletas e comissão técnica acerca dos prejuízos causados pelo doping no esporte.
“Esta é uma ação obrigatória para a ABCD enquanto organização nacional antidopagem, com um público-alvo seleto, específico e obrigatório, que a gente chama de grupo-alvo de teste, que são os atletas de altíssimo rendimento rumo aos Jogos Olímpicos”, explica a secretária nacional da ABCD, Luísa Parente. “É uma grande satisfação estar aqui, junto à Confederação Brasileira de Judô, que já fez adesão à campanha #JogoLimpo na parte institucional e, agora, estamos aqui na prática, em um ano olímpico, propiciando esse acesso à informação”, destaca.
Mesmo para atletas experientes e já habituados aos procedimentos de controle de dopagem, as orientações foram válidas e serviram para reforçar os cuidados, sobretudo no momento em que se aproximam os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
“Acho sempre válido reforçar essas informações para estarmos sempre espertos. Nós somos responsáveis por tudo que tem dentro do nosso organismo, independentemente se foi certo, se foi justo ou não”, opina Ketleyn Quadros, bronze em Pequim 2008 e que lidera a corrida pela vaga olímpica na categoria -63kg. “A gente se dedica e faz isso da forma mais justa e honesta possível. Ter essa segurança de que realmente é um jogo limpo, de igual para igual, e que as diferenças estão ali em cima do tatame, isso é uma segurança que todo atleta quer ter”.