Seleção Júnior de judô do Brasil conquista 13 medalhas na Copa Europeia de Paks, na Hungria
Ótima campanha do Brasil teve um ouro, cinco pratas e 7 bronzes conquistados pelos jovens judocas do sub-21
A nova geração do judô brasileiro continua brilhando no circuito mundial júnior. Depois das dez medalhas conquistadas em Praga, na semana passada, a seleção sub-21 voltou a brilhar nos tatames da Europa, neste final de semana, conquistando 13 medalhas na Copa Europeia Sub-21 de Paks, na Hungria. Com um ouro, cinco pratas e 7 bronzes, o Brasil ficou em quarto lugar no quadro geral de medalhas por países na competição, último evento internacional antes do Mundial da classe.
“Ficamos muito felizes com a participação do Brasil. Esse foi o último evento preparatório internacional. Conseguimos fechar os estágios com todas as categorias medalhando no processo deste ano, tanto no feminino, como no masculino. Isso mostra como a equipe está homogênea e a força do judô brasileiro”, destacou Victor Penalber, gerente das equipes de transição da CBJ. “Agora é voltar e ajustar os detalhes para o grande objetivo deste ano, o Campeonato Mundial Júnior”, completou.
Em Paks, a medalha de ouro foi conquistada por Bianca Reis (57kg) que fez a dobradinha com Beatriz Comanche (57kg), que ficou com a prata, repetindo os resultados de Praga e mostrando que o Brasil estará muito bem representado nessa categoria no Mundial Júnior. As duas foram convocadas também para o programa de Equipe de Apoio do time olímpico e acompanharão a seleção principal na aclimatação para os Jogos Olímpicos de Paris.
Já as outras quatro medalhas de prata vieram com Eduarda Bastos (63kg), Felipe Silva (81kg), Guilherme Oliveira (73kg) e André Kramer (100kg).
Os bronzes foram conquistados por Nicole Marques (52kg), Dandara Camilo (78kg), Olivia Oliveira (+78kg), Enya Pires (+78kg), Jesse Barbosa (90kg), Matheus Guimarães (100kg) e Andrey Coelho (+100kg).
Ronald Lima (66kg), Enzo Trombini (81kg), Gabriel dos Santos (+100kg) e Evellyn Pereira (+78kg) chegaram às disputas de bronze, mas terminaram em 5º lugar.
Já Luan Almeida (90kg), Antonio Neto (81kg), Pedro Henrique Alvarenga (100kg), Breno Duarte (+100kg) e Mariana Nunes (48kg) pararam na repescagem e terminaram em 7º lugar.
O Brasil levou 40 judocas à Paks e 22 chegaram ao bloco final, mostrando que o time está competitivo em todas as categorias de peso.
A última competição antes do Mundial e que definirá os classificados será o Campeonato Brasileiro Sub-21, em Lauro de Freitas (BA), no final de agosto.