São Paulo lidera Brasileiro Sub-21 e é campeão geral feminino e masculino
Mais de 350 atletas entraram em ação nos tatames da Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas, neste sábado (10), e paulistas levaram a melhor no quadro de medalhas
Chegou ao fim, neste sábado (10), o primeiro dia do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Judô, realizado na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas. Após quase 400 confrontos realizados, nas disputas individuais, São Paulo foi o grande campeão geral da competição, tanto no feminino quanto no masculino. O estado conquistou 18 medalhas ao total, sendo cinco ouros, cinco pratas e oito bronzes.
“São Paulo veio reunido com seus melhores atletas. Todos eles estavam com seus respectivos técnicos dos clubes, então conseguiram dar continuidade ao que já estão habituados. Acho que fomos muito bem. Esse resultado mostra a força de São Paulo, dos nossos clubes e dos nossos treinadores”, disse Alexandre Lee, técnico da delegação paulista.
No feminino, a equipe da Federação Paulista de Judô ficou a frente do Rio de Janeiro no quadro geral por uma medalha de bronze. Dandara Camilo (78kg) e Maria Guilherme (70kg) foram campeãs, Bianca Reis (57kg) e Evellyn Pereira (+78kg) ficaram com a prata; e, finalmente, Gyovanna Andrade (57kg), Letícia Batista (78kg), Heloísa Marinho (78kg) e Eduarda Bastos (63kg) foram bronze.
Completando o pódio feminino, Minas Gerais ficou em terceiro, Rio Grande do Sul em quarto e o Paraná em quinto lugar.
“Eu estou muito realizada, é meu primeiro Brasileiro Sub-21. Estou treinando bastante para a convocação para o Mundial e eu só tenho a agradecer meus senseis, minha família e meus colegas de treino. Nada disso teria acontecido sem eles. Aqui, consegui fazer bastante coisa que estava treinado para realizar nos campeonatos, encaixei bem os golpes que estava preparando”, disse a campeã Dandara Camilo.
Já no masculino, São Paulo liderou com três ouros, três pratas e quatro bronzes. Marcus Ramos (60kg), Ronald Lima (66kg) e Luan Almeida (81kg) foram campeões; Erick Kaneda (60kg), Breno Duarte (+100kg) e Bruno Nóbrega (66kg) foram vice-campeões; e Pedro Alvarenga (100kg), João Segatelle (90kg), Caio Barbosa (81kg) e Enzo Trombini (81kg), medalhistas de bronze, fecharam a campanha paulista.
Os estados do Rio Grande do Sul (2º), Rio de Janeiro (3º), Minas Gerais (4º) e Paraná (5º) completaram o pódio geral masculino.
“Estou muito feliz pelo resultado que tive hoje, ainda mais por ter ajudado meu estado na colocação geral. Esse título me alavancou ainda mais no ranking nacional, fazendo eu ficar ainda mais próximo do meu sonho, que é o Mundial. Hoje lutei com adversários que também são meus parceiros de treino e de viagem, infelizmente é normal no esporte. Mas, estou muito feliz pelo desempenho que tive hoje”, disse o campeão Luan Almeida.
O Campeonato Brasileiro Sub-21 segue neste domingo, com a tradicional disputa por equipes mistas. Os combates começam às 10h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo e gratuita da CBJ TV, no Youtube.