Presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira, recebe homenagem na Cerimônia de Abertura do Brasileiro sub 18
Antes dos atletas entrarem em ação, o Ginásio Castelinho, em São Luís, no Maranhão, foi palco da Cerimônia de Abertura. Prestigiaram o cerimonial o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira; o secretário nacional de esporte de alto rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser Gonçalves; o presidente e o vice-presidente da Federação Maranhense de Judô, Francisco de Oliveira Neto e Rodolfo Leite, respectivamente; o presidente da Federação Paraense de Judô, Eduardo Pinho; o presidente da Federação Metropolitana de Judô, Luis Gonzaga Filho; e o presidente da Federação Paranaense de Judô, Luis Iwashita.
Francisco de Oliveira agradeceu a oportunidade de realizar um evento de alto nível, como o Campeonato Brasileiro sub 18, que terá a participação de 281 atletas. “Gostaria de agradecer todos que estão contribuindo para realização dessa competição. É um prazer imenso para o judô do Maranhão realizar mais um torneio nacional, com o apoio da CBJ e do Ministério do Esporte”, declarou.
Em seguida, Ricardo Leyser parabenizou o judô maranhense e agradeceu o que o esporte tem feito pelo Brasil. “Nós acreditamos no Brasil e achamos que temos um país que evolui e tem muito sucesso. O judô brasileiro é um exemplo de que o Brasil é um país que dá certo e agradecemos por tudo que esse esporte tem nos trazido nos últimos anos”, disse o secretário e completou. “A conquista do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 permitiu que conseguíssemos investimentos para darmos a todas as federações estaduais condições de treinamento e assim permitir que a evolução continuasse gradativamente”.
Paulo Wanderley foi o último a falar e fez a abertura oficial do Campeonato Brasileiro sub 18 de judô 2014. “Agradeço a todos os atletas por tudo que está acontecendo hoje. Com o apoio do Ministério do Esporte e todos os seus programas de incentivo, atrelado a visibilidade que o judô brasileiro esta tendo com a entrada dos patrocinadores, o judô está evoluindo a cada dia, mas os atletas que se dedicam a esse esporte são os protagonistas dessa história e, por isso, nossa motivação”, e finalizou. “O judô é um esporte individual, mas não progride sem o coletivo. Dirijo nossos agradecimentos e reconhecimento a todos vocês, atletas, técnicos, clubes, academias, Ministério do Esporte e todos os nossos patrocinadores – Sadia, Bradesco, Petrobras, Infraero, Scania, Cielo e Mizuno – que nos apoiam nessa caminhada”.
Ao fim do cerimonial a Federação Maranhense de Judô prestou uma homenagem ao presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira e ao secretário nacional de esporte de alto rendimento, Ricardo Leyser. O árbitro Carlos Barreto fez o cumprimento inicial, dando início ao primeiro dia de combates.