Carregando...
23/09/2023 11:52:00
Seleção Brasileira - Principal

Pesados tentarão primeiras medalhas para o Brasil no Grand Slam de Judô de Baku, no Azerbaijão

Representantes das categorias mais leves não chegaram ao bloco final nos dois primeiros dias de competição. Mayra Aguiar e Beatriz Souza são os destaques do último dia

Pesados tentarão primeiras medalhas para o Brasil no Grand Slam de Judô de Baku, no Azerbaijão
Beatriz Souza (+78kg) luta neste domingo, em Baku. Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF

Depois de passar em branco nos dois primeiros dias de Grand Slam de Baku, o judô brasileiro terá mais oito chances para, enfim, subir ao pódio no Azerbaijão na madrugada de sábado para domingo. 


+RESULTADOS


O último dia de competição é reservado às categorias mais pesadas (90kg, 100kg, +100kg, 78kg e +78kg), nas quais o judô brasileiro terá nomes fortes, como a tricampeã mundial e três vezes medalhista olímpica, Mayra Aguiar (78kg), e a peso pesado Beatriz Souza (+78kg), dona de três medalhas mundiais. Ambas vêm motivadas pelos ouros pan-americanos conquistados há uma semana, em Calgary, no Canadá. 


Mayra saiu de bye na primeira rodada e já estreará nas oitavas, contra a vencedora da luta entre Abigail Paduch, da Austrália, e Migle Dudenaite, da Lituânia. Precisa de apenas uma vitória para chegar às quartas-de-final e, assim, garantir-se no bloco final. 


Mesmo cenário de Bia, que estreará nas oitavas contra a vencedora do combate entre Tahani Alqhatani, da Arábia Saudita, e Nazgul Maratova, do Cazaquistão. 


Ainda nas chaves femininas, o Brasil terá Karol Gimenes, que estreou no circuito mundial logo com um ouro no Grand Prix de Zagreb, neste ano. Mas, a brasileira não terá vida fácil, encarando na primeira luta a atual campeã mundial, Inbar Lanir, de Israel, e, mais à frente, pode cruzar com Mami Umeki, do Japão.


No masculino, o Brasil teve uma baixa importante do peso médio Rafael Macedo (90kg), que será poupado para recuperar-se de uma lesão sofrida no Pan, onde foi campeão pela primeira vez. 


Nessa categoria, teremos Gustavo Assis (90kg), estreando contra Daniel Albarracin, da Colômbia. Se avançar, encara o cabeça de chave número um, Krisztian Toth, da Hungria, na 2ª rodada. 


No 100kg, a dupla Rafael Buzacarini e Leonardo Gonçalves segue lutando ponto a ponto pela vaga olímpica e Baku será mais um capítulo dessa história. “Bolo” saiu de bye na segunda rodada e precisa de duas vitórias para chegar ao bloco final. Léo estreia na 2ª rodada contra o sérvio Bojan Dosen e, vencendo, encara o português ex-campeão do mundo, Jorge Fonseca, nas oitavas. 


Nos pesados, Juscelino Nascimento Jr (+100kg) enfrenta o azeri Dzhamal Gamzatkhanov, enquanto João Marcos Cesarino (+100kg) estreará contra Karl Stefansson, da Islândia. 


Após dois dias de competição e com 9 das 14 categorias concluídas, o Azerbaijão lidera o quadro de medalhas com três ouros e uma prata. Japão vem em segundo lugar, com um ouro, uma prata e um bronze.



CALENDÁRIO 


Baku é uma das últimas etapas do Circuito Mundial em 2023. O frenético calendário do judô vai chegando à sua última perdana e terá ainda as etapas de Grand Slam de Abu Dhabi (outubro) e Tóquio (dezembro). 


O Brasil ainda participará dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, em outubro,  e de abertos continentais em Praga e Perth. Esse último tem pontuação de Grand Prix (700 pontos ao campeão). 


SELEÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ - GRAND SLAM DE BAKU


FEMININA


48kg - Natasha Ferreira (Sociedade Morgenau/FPRJ)
52kg - Larissa Pimenta (E.C.Pinheiros/FPJ)
52kg - Jéssica Pereira (Instituto Reação/FJERJ)
57kg - Rafaela Silva (CR Flamengo/FJERJ)
57kg - Jéssica Lima (Sogipa/FGJ)
63kg - Ketleyn Quadros (Sogipa/FGJ)
63kg - Tamires Crude (Instituto Reação/FJERJ)
70kg - Luana Carvalho (Umbra-Vasco/FJERJ)
78kg - Mayra Aguiar (Sogipa/FGJ)
78kg - Karol Gimenes (EC Pinheiros/FPJ)
+78kg - Beatriz Souza (EC Pinheiros/FPJ)

MASCULINA 


60kg - Ryan Conceição (Instituto Reação/FJERJ)

60kg - Diego Ismael (Minas Tênis Clube/FMJ)
81kg - João Macedo (Sogipa/FGJ)
90kg - Rafael Macedo (Sogipa/FGJ)

90kg - Gustavo Assis (Instituto Reação/FMTJ)
100kg - Rafael Buzacarini (EC Pinheiros/FPJ)
100kg - Leonardo Gonçalves (Sogipa/FPJ)
+100kg - Juscelino Nascimento Jr (Minas Tênis Clube/FMJ)
+100kg - João Cesarino (Instituto Reação/FMTJ)


TRANSMISSÃO AO VIVO 


  • Judotv.com (preliminares e finais)

  • Canal Olímpico do Brasil (finais)

  • Caze TV (finais) 

  • SporTV (finais) 


HORÁRIOS 


Sexta-feira

1h30 - preliminares 

9h00 - finais


Sábado e domingo

2h30 - preliminares

9h00 - finais 


Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL