Nauana Silva e Rafaela Silva chegam perto do bronze e terminam Mundial de Judô em quinto lugar
Nesta segunda-feira (16), brasileiras do -63kg avançaram na chave e, na disputa pela medalha, pararam em atletas da Mongólia e Kosovo
O judô brasileiro esteve perto de conquistar mais duas medalhas no Campeonato Mundial de Judô, que está acontecendo em Budapeste, na Hungria. Nesta segunda-feira (16), quarto dia de competição, Rafaela Silva e Nauana Silva chegaram até a disputa de bronze do peso meio-médio feminino (-63kg) e ficaram em quinto lugar.
Quem entrou no tatame primeiro foi Rafaela Silva. Estreando em Mundiais em nova categoria de peso, a brasileira primeiro enfrentou a espanhola Cristina Cabana Perez e venceu com um yuko. Na segunda rodada, não teve dificuldades contra a francesa Manon Deketer, número oito do mundo, e marcou um ipponzaço aos vinte segundos de luta.
Nas oitavas, Rafa teve pela frente a colombiana Cindy Mera. A adversária começou levando duas punições, ficando pendurada no placar, e ainda conseguiu anotar um waza-ari. Mas, a brasileira manteve o bom ritmo, até que a cinco segundos do fim, Mera foi punida pela terceira vez por um ataque falso e foi desclassificada.
Já nas quartas e com chances de lutar com medalha, Rafa lutou contra Laura Fazliu, do Kosovo, seis do mundo e bronze nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Novamente agressiva, a brasileira encaixou um belo uchi-mata ainda nos primeiros segundos de luta e avançou à semifinal, onde cruzou com a canadense Catherine Beauchimin-Pinard e foi imobilizada por vinte segundos até o ippon.
Na disputa de bronze, veio Gankhaich Bold, da Mongólia. Nos primeiros minutos de luta, as duas ficaram penduradas com dois shidos cada, até que a nove segundos do fim Bold conseguiu projetar Rafaela em waza-ari, ficando com a medalha.
“Difícil falar que estou feliz com meu desempenho, porque acabei voltando para casa sem medalha. Mas a gente tira algumas coisas positivas. Cheguei até a semifinal e por uma luta eu poderia estar disputando o ouro. Isso é Campeonato Mundial. Estou feliz com meu desempenho. Vi a evolução durante esse ano. Nas minhas primeiras competições eu não passava da primeira ou da segunda rodada, e aqui eu ganhei de medalhista olímpica. Isso só me faz acreditar que posso chegar mais longe”, disse Rafaela.
Do outro lado da chave, Nauana Silva começou o dia vencendo Ji Hye Kim, da Coreia do Norte, com um yuko. Na luta seguinte, enfrentou a holandesa Joanne Van Liechout, atual campeã mundial e cabeça-de-chave número um da categoria, e venceu com um waza-ari. Já nas quartas, Nauana conseguiu um novo waza-ari na húngara Szabina Gerczak, avançando à semifinal e já conquistando sua melhor campanha em um Campeonato Mundial.
Na semi, a brasileira de 22 anos foi imobilizada até o ippon pela japonesa Haruka Kaju, que mais tarde terminaria com a medalha de ouro. E, na disputa de bronze, caiu no ippon de Laura Fazliu, ficando em quinto lugar.
Gabriel Falcão e Luan Almeida não avançam
O Brasil ainda teve outros dois representantes no quarto dia de Campeonato Mundial. No masculino, Gabriel Falcão (-81kg) parou na primeira luta diante do cazaque Abylaikhan Zhubanazar, por dois yuko; e Luan Almeida (-81kg) venceu a estreia contra o porto-riquenho Adrian Gandia, com um yuko, sendo eliminado na rodada seguinte pelo ippon do azeri Zelim Tckaev.
As disputas continuam nesta terça-feira (17), com três brasileiros em ação: Luana Carvalho (-70kg), Rafael Macedo (-90kg) e Marcelo Fronckowiak (-90kg).
As preliminares começam a partir de 6h (horário de Brasília), e o bloco final às 13h. O Sportv, Cazé TV e Time Brasil transmitem ao vivo.