MUNDIAL SUB-18 - Brasil é bronze nas equipes mistas e encerra campanha com sete medalhas
Equipe brasileira venceu o Peru por 4x0, neste domingo (01), último dia de competição
O judô brasileiro fechou o Campeonato Mundial Sub-18 com mais uma medalha. Neste domingo (01), o país venceu o Peru por 4x0 e faturou o bronze na disputa por equipes mistas, que encerrou o último dia de competição. Junto às seis medalhas conquistadas no individual, esta se tornou a melhor campanha do Brasil na história dos Mundiais Juvenis, superando os seis pódios na edição de Santiago, em 2017.
Para chegar ao pódio, o time brasileiro precisou fazer dois confrontos. Estreando diretamente na semifinal, o país enfrentou o Japão, que veio de vitória contra a Mongólia, nas quartas-de-final, e foi derrotado pelo placar de 4x2. Clarice Ribeiro (48kg) começou abrindo para o Brasil, mas a equipe japonesa conseguiu virar e ampliar para 3x1 sobre Fernando Mitsuda (60kg), Ana Costa (63kg) e Silas Costa (81kg).
Precisando da vitória para ainda sobreviver no confronto, a equipe brasileira diminuiu para 3x2 com Olivia Oliveira (+63kg), mas, na última luta, Luiz Oliveira (+81kg) foi superado pelos dois waza-ari de Kiyomu Miki, que colocaram o Brasil na disputa de bronze.
No confronto valendo a medalha, veio o anfitrião Peru, que caiu para o Cazaquistão nas quartas-de-final. A equipe brasileira não teve dificuldades e venceu os quatro primeiros confrontos, mostrando a força de ne-waza dos seus atletas. Fernando Mitsuda abriu o placar, Ana Costa e Silas Costa ampliaram, e Olivia Oliveira fechou a contagem.
Esta foi a sétima medalha conquistada pelo judô brasileiro na competição, oficialmente sua melhor campanha da história. O país foi ouro com Clarice Ribeiro (48kg); prata com Yuri Pereira (50kg), Juliana Yamasaki (44kg) e Rafaela Rodrigues; e bronze com Nycolly Carneiro (48kg), Nicole Marques (52kg) e com a Equipe Mista.
Próxima parada da base: Mundial Sub-21
O próximo compromisso das equipes de base do judô brasileiro será no Campeonato Mundial Sub-21, que vai acontecer de 2 a 6 de outubro, no Cazaquistão.
Dentre os 18 atletas convocados para a competição, três deles também competiram no Mundial Sub-18 — Clarice Ribeiro, campeã do 48kg, Rafaela Rodrigues, vice-campeã do 52kg, e Olivia Oliveira, bronze por equipes — e vão buscar a dobradinha.
Confira abaixo a lista de convocados:
Equipe Feminina
48kg — Clarice Ribeiro (Minas Tênis Clube/FMJ)
52kg — Rafaela Rodrigues (E.C. Pinheiros/FPJ)
57kg — Beatriz Comanche (Umbra-Vasco da Gama/FJERJ)
57kg — Bianca Reis (E.C. Pinheiros/FPJ)
63kg — Eduarda Bastos (SESI-SP/FPJ)
70kg — Kaillany Cardoso (Minas Tênis Clube/FMJ)
78kg — Dandara Camillo (S.E. Palmeiras/FPJ)]
+78kg — Enya Pires (Grêmio Náutico União/FGJ)
+78kg — Olivia Oliveira (Minas Tênis Clube/FMJ)
Equipe Masculina
60kg — Michel Augusto (SESI-SP/FPJ)
66kg — Iago Oliveira (Minas Tênis Clube/FMJ)
66kg — Ronald Lima (E.C. Pinheiros/FPJ)
73kg — Guilherme de Oliveira (Paineiras do Murumby/FPJ)
81kg — Luan Almeida (SESI-SP/FPJ)
90kg — Jesse Barbosa (Sogipa/FGJ)
100kg — André Kramer (Grêmio Náutico União/FGJ)