Carregando...
16/09/2023 02:46:00
Seleção Brasileira - Principal

Larissa Pimenta vence duelo caseiro e é tetracampeã pan-americana sênior

Brasileira venceu compatriota Jéssica Pereira, na semifinal, e superou mexicana na decisão pelo ouro, em Calagary. Jéssica ficou com o bronze

Larissa Pimenta vence duelo caseiro e é tetracampeã pan-americana sênior
Pimenta conquistou quarto título pan-americano sênior. Foto: Lara Monsores/CBJ

O judô brasileiro conquistou uma dobradinha de ouro e bronze no peso meio-leve feminino (52kg), no Pan-Americano e Oceania, de Calgary, nesta sexta. Larissa Pimenta conquistou o tetracampeonato da categoria e Jéssica Pereira ficou com a medalha de bronze no mesmo peso. As duas se enfrentaram na semifinal e Pimenta levou a melhor forçando três punições à Jéssica. 


Esse foi também o enredo de outras lutas de Pimenta nesta competição. Na estreia, ela venceu a cubana Yurisleidi Hernandez Iglesias, que foi punida por hansokumake (desclassificação direta) após aplicar um golpe que colocou em risco a integridade física de Larissa, forçando a articulação do cotovelo da brasileira em movimento proibido. 


Na semi, vitória sobre Jéssica com Pimenta impondo maior volume de ataques e levando a melhor no jogo tático de pegadas. 


Na decisão, a brasileira foi muito superior tecnicamente e controlou a mexicana sem se expor. Buscou entradas, forçou punições por falta de combatividade e saída de área para, então, conquistar seu quarto ouro no continental na classe sênior, sétimo se considerarmos os títulos sub-18 e sub-21. 


“Eu cheguei aqui com muita energia, com muita vontade de conquistar essa medalha. Acredito que faz parte do meu processo, desde o último pan-americano até hoje. E é isso, estou muito feliz”, comentou Pimenta. 


Essa é sua segunda medalha em 2023. Ela foi bronze no Grand Slam de Tel Aviv e teve também um quinto lugar no Grand Slam de Paris como resultados mais expressivos numa temporada em que precisou passar por uma cirurgia no joelho e vem mostrando que estará muito dentro no jogo pela vaga em Paris 2024, que seria sua segunda participação olímpica. 


O resultado positivo no Pan amplia sua vantagem na concorrência interna pela vaga, consolidando-a como a melhor brasileira no ranking mundial (14ª).


Jéssica Pereira, que esteve no seu caminho nesse Pan, vinha embalada pela medalha de ouro no Grand Prix de Zagreb que marcou seu retorno em grande forma aos 52kg. O bronze conquistado em Calgary também dará à Jéssica pontos valiosos, mantendo-a viva na corrida por Paris. 


Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL