Carregando...
26/07/2025 19:03:00
Seleção Brasileira - Principal

Judô brasileiro conclui Jogos Mundiais Universitários com três medalhas

Na Alemanha, Beatriz Freitas (-78kg) ficou com a medalha de prata, enquanto Henrique Gusmão (-66kg) e a Equipe Mista faturaram o bronze

Judô brasileiro conclui Jogos Mundiais Universitários com três medalhas
Foto: Salomée Michon-Vinçont/FISU

O judô brasileiro conquistou três medalhas nos Jogos Mundiais Universitários, que acontecem na cidade de Rhine-Ruhr, na Alemanha. As disputas individuais de todas as 14 categorias de peso, além da competição por equipes, foram realizadas ao longo dos últimos quatro dias e, ao término do período, Beatriz Freitas (-78kg) ficou com a medalha de prata, enquanto Henrique Gusmão (-66kg) e a Equipe Mista faturaram o bronze.


Confira mais detalhes da campanha brasileira:


Henrique e Bia fazem dobradinha no individual


A primeira medalha do judô brasileiro no Mundial Universitário veio com Henrique Gusmão (-66kg), na quarta-feira (23). O gaúcho de 21 anos, representante da UNAMA (PA), fez cinco lutas para chegar ao pódio da competição.


Primeiro, ele venceu Somnang Chanta, da Camboja, por ippon, e depois, novamente por ippon, passou pelo húngaro Bence Mathe. Nas quartas-de-final, veio o único revés do dia para o brasileiro, contra o russo Abrek Naguchev, que mais tarde ficaria com a medalha de prata. Mas, na repescagem, Henrique se reergueu e venceu na garra o francês Simon Lesauvage, conseguindo um yuko e um waza-ari contra dois yuko do adversário.


Já na disputa de bronze, o brasileiro jogou Petros Christodoulides, do Chipre, em waza-ari, para ficar com a medalha.


No último dia de competição individual, na sexta-feira (25), o Brasil teve a prata de Beatriz Freitas (-78kg), representante da UNIP (SP), que passou por três lutas nas preliminares e, na final, parou diante dos dois waza-ari da alemã Anna Monta Olek, prata no Mundial Sênior de Budapeste, em junho.


Antes, na estreia, Bia venceu a russa Polina Iudina por ippon e, nas quartas, também por ippon, passou pela húngara Nikolett Sagi. Na semifinal, a brasileira lutou bem contra a coreana Minju Kim, atual número dez do mundo, forçando três punições à adversária (3-1) e classificando-se à decisão.


Além das duas medalhas, o Brasil ainda teve, no individual, o quinto lugar de Luana Carvalho (-70kg) e os sétimos de Guilherme de Oliveira (-73kg) e Gabriela Conceição (-52kg).


Equipe Mista fecha campanha com bronze


No último dia de disputas do judô em Rhine-Ruhr, neste sábado (26), os atletas do Brasil fizeram bonito e levaram a medalha de bronze na competição por equipes mistas.


A Seleção estreou com vitória por 4x2, nas oitavas, contra a Ucrânia. Beatriz Comanche (-57kg), Guilherme de Oliveira (-73kg), Luana Carvalho (-70kg) e Beatriz Freitas (+70kg) foram os responsáveis pelos pontos.


A equipe brasileira precisou ir à repescagem após revés contra a Coreia do Sul por 4x1, nas quartas de final, e classificou-se à disputa de bronze de forma emocionante, contra o Uzbequistão. O Brasil abriu 3x0, com vitórias de Guilherme de Oliveira (-73kg), Luana Carvalho (-70kg) e Luan Almeida (-90kg), mas os adversários conseguiram deixar tudo igual. No desempate, Luana voltou a entrar no tatame e deu a vitória para o país, com vitória por ippon sobre Shirinjon Yuldoshova.


Na luta pelo bronze, os brasileiros enfrentaram o Cazaquistão e venceram por 4x2. Luana Carvalho (-70kg), Thauana Silva (+70kg), Beatriz Comanche (-57kg) e Guilherme de Oliveira (-73kg) marcaram os pontos. Esta foi a terceira medalha do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários.


+RESULTADOS

Outras notícias + Lista completa
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL