Carregando...
14/02/2025 12:41:00
Seleção Brasileira - Principal

Jéssica Lima fica em quinto lugar no Grand Slam de Baku

Brasileira chegou perto de conseguir a medalha de bronze, mas levou a pior nas punições contra a alemã Seija Ballhaus, nesta sexta-feira (14), no Azerbaijão

Jéssica Lima fica em quinto lugar no Grand Slam de Baku
Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF

O judô brasileiro chegou muito perto de garantir sua primeira medalha no Grand Slam de Baku, nesta sexta-feira (14), primeiro dia de disputas na capital azeri. Jéssica Lima (57kg) chegou até a luta pelo bronze do peso leve feminino, mas acabou superada pela alemã Seija Ballhaus e terminou a competição em quinto lugar. 


Jéssica começou o dia vencendo a romena Vanessa Tolea com uma chave-de-braço, em combate válido pelas oitavas de final. Em seguida, nas quartas, passou pela italiana Veronica Toniolo com um yuko e um waza-ari.


O primeiro revés do dia veio na semifinal contra a japonesa Ayami Nakano, que mais cedo havia eliminado a outra brasileira na chave do peso leve feminino, Bianca Reis.


Jéssica começou bem o combate, conseguindo projetar a adversária em waza-ari com seu poderoso seoi-nage. Mas, logo em seguida, em uma situação de contra-ataque, Nakano conseguiu que a brasileira caísse em ippon, virando o placar e encerrando a luta.


Na disputa de bronze, mais tarde, veio a alemã Seija Ballhaus, que Jéssica já havia enfrentado em outras três ocasiões. O saldo era positivo para a brasileira, com duas vitórias a favor e uma derrota. Mas, em Baku, tudo se igualou.


Jéssica chegou a ficar em vantagem no confronto, colocando um yuko no placar, mas acumulou três punições por falso ataque e terminou o Grand Slam em quinto lugar.


Natasha Ferreira fica em sétimo


Ainda no feminino, Natasha Ferreira (48kg) chegou até a repescagem do ligeiro feminino e terminou a competição em sétimo lugar. Ela estreou com vitória por yuko sobre a austríaca Jacqueline Springer, mas levou a pior nas punições (3-2) contra a turca Tugce Beder, em um longo golden score nas quartas de final, e em seguida, no yuko da italiana Giulia Ghiglione.


No leve feminino, Bianca Reis (57kg), de 19 anos, competiu em seu segundo Grand Slam e teve estreia dura contra a japonesa Ayami Nakano, que conseguiu imobilizá-la até o ippon.


No masculino, o único representante brasileiro do dia foi Chrystian Silva (60kg). Ele fez boa luta contra o ucraniano Dilshot Khalmatov, chegando a deixar o adversário pendurado nas punições. Mas, no golden score, em uma subida de pegada, abriu espaço para Khalmatov entrar e marcar o ippon.


Cinco brasileiros entram em ação neste sábado


As disputas no Grand Slam de Baku seguem neste sábado (15), com mais cinco brasileiros nos tatames: Nauana Silva (63kg), Rafaela Silva (63kg), Alexia Castilhos (70kg), Vinicius Ardina (73kg) e Luan Almeida (81kg).


Nauana estreia direto nas quartas de final, e aguarda adversária do confronto Natalia Kropska (POL) x Nargiz Hajiyeva (AZE). Já Rafaela estreia nas oitavas contra a canadense Jessica Klimkait, medalhista olímpica e campeã mundial, que recentemente subiu do -57kg para o -63kg, assim como a brasileira.


No médio feminino, Aléxia Castilhos estreia na primeira rodada contra a australiana Saya Middleton.


No masculino, Vinicius Ardina pega o georgiano Bagrati Niniashvili na primeira rodada, enquanto Luan Almeida encara o uzbeque Arslonbek Tojiev. 


As preliminares começam às 4h30 (horário de Brasília), com finais e disputas de bronze a partir de 10h. Canal Olímpico do Brasil, Cazé TV, Combate e Judo TV transmitem ao vivo.


Programação — Grand Slam de Baku 2025


Sábado (15/02) — Nauana Silva (63kg), Rafaela Silva (63kg), Alexia Castilhos (70kg), Vinicius Ardina (73kg) e Luan Almeida (81kg).


Horário: Preliminares - 4h30 | Finais - 10h (horário de Brasília)


Transmissão ao vivo: Judo TV (preliminares e finais) | Canal Olímpico do Brasil, Cazé TV e Combate (apenas finais)


Domingo (16/02) — Marcelo Fronckowiak (90kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e João Cesarino (+100kg).


Horário: Preliminares - 5h | Finais - 10h (horário de Brasília)


Transmissão ao vivo: Judo TV (preliminares e finais) | Canal Olímpico do Brasil, Cazé TV e Combate (apenas finais)

Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL