Já definida, seleção gaúcha sênior tem cerca de 20 dias de treino até o Campeonato Brasileiro
A equipe que representará o Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro sênior foi definida na manhã do último sábado, 19 de setembro, durante seletiva realizada durante a Supercopa Lajeado, a nona etapa do circuito estadual da temporada 2015. Dos 16 atletas classificados, a maior parte é da Sogipa. Mas o GN União, com duas representantes, Gloc e Bilhar, com um atleta cada, também têm judocas na equipe que lutará a competição em Maceió, nos dias 10 e 11 de outubro.
Os classificados para a Seleção Gaúcha sênior são: Ana Paula Amorim (40kg/GN União), Cintia Bizarelli (44kg/Sogipa), Nicole Franzoi (52kg/Sogipa), Manoella Braga (57kg/Sogipa), Veronice Chagas (63kg/Sogipa), Bruna Campos Silva (70kg/GN União), Melina de Sá (78kg/Sogipa) e Ane Cristine (+78kg/Gloc); Daniel Passos (55kg/Bilhar), Raphael Minoru (60kg/Sogipa), Diego Santos (66kg/Sogipa), João Pedro Macedo (73kg/Sogipa), Rafael Macedo (81kg/Sogipa), Marcelo Ferreira (90kg/Sogipa), Horário Antunes (100kg/Sogipa) e Renan Nunes (+100kg/Sogipa).
O meio médio Rafael Macedo foi campeão mundial Sub 21 em 2014 e a médio Bruna Campos Silva defendeu o Brasil no Mundial Sub 18 deste ano. Campeão Brasileiro sub-18 em maio – tal como Bruna –, o superligeiro Daniel Passos também garantiu um lugar no time.
“Formamos uma equipe forte no sênior, mesclando atletas que já têm certa rodagem representando o Rio Grande do Sul e o Brasil com judocas que estão conquistando ótimos resultados nas categorias de base”, avalia o diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô, Luiz Bayard. “Agora temos mais 20 dias de treinamentos intensivos para aprimorar técnicas e concluir a preparação para chegar forte no Brasileirão.”