Hugo Pessanha luta em casa por uma medalha e prevê bons resultados em Londres
O judoca brasileiro Hugo Pessanha está acostumado com os grandes torneios ao redor do mundo. Com 26 anos, ele acumula a bagagem e a experiência suficientes que o colocam como um atleta de ponta no judô do Brasil. Mesmo assim, ele ainda garante que disputar um torneio como o Grand Slam Rio 2012 tem um gosto especial. Carioca, Pessanha se sente bem lutando perto de casa e da família, e já projeta um bom resultado pensando nas Olimpíadas de 2016, também no Rio de Janeiro.
Hugo Pessanha diz ter boas e más lembranças da cidade de Niterói. No mesmo ginásio do Caio Martins, o atleta acumulou vitórias e derrotas que marcaram sua carreira, quando disputava os campeonatos da Copa Rio. Agora, depois de alguns anos, ele volta para um torneio internacional, o qual considera ter um alto nível, e já lista os judocas da Geórgia como os principais adversários. O brasileiro, no entanto, também confessa não ter muitas informações sobre alguns dos lutadores que participarão do Grand Slam, já que alguns países terão suas equipes principais, mas ele prefere não considerar o fato como um problema.
“Às vezes é bom até não conhecer o adversário, não é um problema. Assim você pode desenvolver mais a própria técnica, e não pensa só em neutralizar o jogo do oponente”, afirma Pessanha.
Hugo desta vez não está na seleção brasileira que vai aos jogos olímpicos – na categoria de até 90kg o Brasil será representado por Tiago Camilo em Londres -, e, também como torcedor, vê os judocas brasileiros com chances de medalhas em todas as categorias, principalmente no grupo feminino, no qual as meninas do Brasil são favoritas, segundo ele. Entre os homens, Pessanha considera que o Brasil contará com uma seleção mais forte do que há quatro anos, em Pequim.
O segredo parece mesmo ser a renovação do judô brasileiro. No Grand Slam Rio 2012, Hugo Pessanha se juntará a outros 55 atletas, a maioria mais novos, que buscam vaga na seleção principal e já se preparam para entrar no próximo ciclo olímpico. Para Pessanha, a concorrência cada vez maior só faz com que o judô cresça cada vez mais.
“Esse pessoal tem muito potencial. Eles já chegam ao campeonato com boas credenciais das categorias juvenil e Junior, e ainda vão surpreender muito mais. A concorrência vai se tornar cada vez maior, o que tem um lado ruim, porque vai dificultar as disputas. Mas, ao mesmo tempo, com tantos atletas fortes ninguém vai ficar acomodado, o que é muito bom”, finaliza o judoca, que no evento do fim de semana vai estrear na categoria -100 kg.
Gustavo Lethier, especial para a Cobertura Oficial do Grand Slam Rio 2012