Carregando...
30/03/2024 13:26:00
Seleção Brasileira - Principal

Guilherme Schimidt bate italiano e conquista bronze no Grand Slam de Antalya

Brasileiro conseguiu dois waza-ari para superar Antonio Esposito e conquistar a segunda medalha do Brasil na Turquia

Guilherme Schimidt bate italiano e conquista bronze no Grand Slam de Antalya
Guilherme Schimidt conquistou o bronze no Grand Slam de Judô de Antalya, na Turquia. Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF

O brasileiro Guilherme Schimidt conquistou a medalha de bronze no Grand Slam de Antalya, na Turquia, neste sábado, 30, ao bater o italiano Antonio Esposito, por ippon (2 waza-ari), na categoria meio-médio masculina (81kg). Foi a segunda medalha brasileira na competição. Na sexta, Jéssica Lima havia conquistado a prata no peso leve feminino (57kg).


“Agradeço a todos pela torcida. Hoje, conquistei minha medalha de bronze no Grand Slam de Antalya. Aqui é um lugar muito especial, pois foi onde ganhei meu primeiro Grand Slam. E estar retornando aqui, conquistando essa medalha num ano olímpico me motiva muito para chegar nos Jogos Olímpicos na minha melhor versão”, comemorou Guilherme Schimidt. 


Campanha 


Schimidt, que é o atual número 4 do mundo no 81kg, chegou à Antalya como cabeça-de-chave número um da categoria e só caiu nas quartas-de-final para o russo David Karapetyan. 


Ele estreou com vitória nas punições sobre o jamaicano Max Stewart. Nas oitavas, projetou Medickson Del Orbe Cortorreal, da República Dominicana, por waza-ari, e finalizou o adversário com estrangulamento para avançar às quartas. 


Nessa fase, Schimidt teve dificuldades com o russo Karapetyan, que marcou um waza-ari e defendeu-se bem para ficar com a vitória. 


Mas, o brasileiro voltou focado na repescagem e impôs seu judô diante do turco Vedat Albayrak, vencendo-os nas punições. 


Na luta pelo bronze, Schimidt dominou as ações do combate e não foi ameaçado por Esposito em nenhum momento. Marcou um waza-ari no primeiro minuto, controlou o adversário na pegada e aproveitou uma oportunidade no solo para imobilizá-lo por 10 segundos para conquistar a medalha, sua primeira na temporada 2024. 



Luana Carvalho (70kg) fica em sétimo lugar


A outra brasileira a alcançar o Top 8 nas disputas deste sábado foi Luana Carvalho, que foi até a repescagem do peso médio feminino (70kg). Ela estreou com vitória por ippon ao imobilizar Sila Korkamaz, da Turquia, e avançou à oitavas-de-final, onde bateu Elvismar Rodriguez, da Venezuela, nas punições. 


Nas quartas-de-final, Luana parou na australiana Aoife Coughlan, também nas punições, e não conseguiu passar pela experiente Kim Polling, da Holanda, na repescagem, sofrendo, de novo, nas punições. 


O 7º lugar foi o melhor resultado de Luana na temporada. Aos 22 anos, ela segue buscando entrar na zona de ranqueamento olímpico e os pontos conquistados em Antalya podem ajudá-la a se aproximar ainda mais da classificação direta. 


Outros resultados


O Brasil teve mais quatro brasileiras no tatame neste sábado, mas não avançaram ao bloco final. 


Nos 70kg, Kaillany Cardoso perdeu na primeira luta para Nyam-Erdene Baatsuri, da Mongólia; Ketleyn Quadros (63kg) venceu Natalia Kropska (POL), mas caiu para Dali Liluashvili (AIN); Nauana Silva (63kg) venceu Ezgi Karademir (TUR), mas caiu para Miku Takaichi (JPN); e Pedro Medeiros (81kg) bateu Jarne Duick (BEL), mas caiu para Musa Simsek (TUR). 


Agenda de domingo


O Grand Slam de Antalya continua neste domingo e o Brasil será representado por Marcelo Gomes (-90kg), Rafael Macedo (-90kg), Leonardo Gonçalves (-100kg), Rafael Buzacarini (-100kg) e Rafael Silva (+100kg).


Horário (horário de Brasília):

Preliminares — 4h

Finais — 11h 

Transmissão ao vivo:

www.JudoTV.com   (preliminares e finais)

Canal Olímpico do Brasil, Cazé TV, NSports e Sportv (apenas finais)


Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL