Carregando...
14/05/2012 00:00:00
Geral

FUPE realiza Jogos Universitários de Judô em Ribeirão Preto

FUPE realiza Jogos Universitários de Judô em Ribeirão Preto

No dia 16 de junho, a cidade de Ribeirão Preto será a sede dos Jogos Universitários de Judô, evento integrante dos JUESP 2012 e etapa classificatória para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Além disso, os dois atletas que mais se destacarem no torneio receberão uma bolsa de duas semanas no Centro de Esportes Olímpicos da cidade de Colônia, na Alemanha, com todas as despesas pagas.

A competição será realizada durante o Encontro Nacional de Educação Física (ENAF), que também contará com um stand de divulgação para os futuros projetos da FUPE. A ampliação do esporte universitário no Estado, por exemplo, é um dos planos da entidade, assim como proporcionar mais apoio aos esportistas das universidades paulistas.

“Atualmente, um atleta universitário enfrenta grandes dificuldades para participar de uma competição estadual ou municipal de alto rendimento. Então, é fundamental fornecermos maneiras de desenvolver esses competidores e auxiliá-los a obter melhores rendimentos e resultados”, comenta Edison Minakawa, diretor de judô da FUPE.

A escolha de Ribeirão Preto como sede da disputa também é estratégica. Segundo Peterson Campos, diretor da subsede da FUPE no município, “Ribeirão é uma cidade universitária, que atende todos os cursos de graduação do país e é capaz de agregar um conjunto de universidades próximas, tornando o esporte no meio universitário algo ainda maior”.

A competição representa também o início de um retorno ao período áureo na modalidade. Campeão mundial universitário em Estrasburgo, na França, em 1984, o ex-judoca Aurélio Miguel, medalhista olímpico e atual presidente da FUPE, vê a realização dos Jogos como uma possibilidade de crescimento de atletas e entidades esportivas.

“O segmento universitário precisa ter vida própria. Fomentar a prática entre alunos e a participação de Instituições de Ensino Superior fortalece todo o processo esportivo, inclusive aquele ligado às Federações”, opina o ex-atleta, que durante 10 anos emprestou seu nome a uma Copa Universitária que servia como eliminatória para o Mundial da modalidade. “Nossa intenção é resgatar a credibilidade perdida, oferecendo torneios com boas lutas e um ambiente de convivência saudável. Fico contente em ver o evento ressurgir com a força que merece”.

Ainda segundo o presidente da FUPE, as bolsas esportivas que serão concedidas aos melhores judocas são parte de um novo sistema de premiação que a FUPE pretende implantar. "Neste ano, estamos encaminhando algumas parcerias que deverão viabilizar os prêmios dos esportes individuais (atletismo, judô, xadrez e natação). Na próxima temporada, dependendo dos recursos captados, pois os custos são mais elevados, tentaremos ampliar a ideia para os coletivos", disse Aurélio.

Mais informações: www.fupe.com.br e fupe@fupe.com.br

 

Outras notícias + Lista completa
PATROCINADOR OFICIAL
Apoio governamental
Apoio governamental
FORNECEDOR OFICIAL
APOIO INSTITUCIONAL