Em parceria com clubes, CBJ reforça treinos dos olímpicos na reta final rumo à Paris
Confederação levou judocas para dar suporte aos treinos da Sogipa, trouxe atletas para o Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio, e reunirá a seleção em São Paulo, na próxima semana
Faltando quase um mês para os Jogos Olímpicos Paris 2024, a Confederação Brasileira de Judô vem trabalhando em parceria com os clubes para afinar os últimos detalhes da preparação dos judocas convocados. Após o Mundial de Abu Dhabi, o gerente de alto rendimento da CBJ, Marcelo Theotônio, visitou clubes como Pinheiros, SESI, Sogipa e Minas Tênis Clube para entender as necessidades de cada atleta e traçar o planejamento final da seleção.
Uma das estratégias adotadas pela comissão técnica da seleção foi a de reforçar os treinos dos atletas em seus clubes, levando judocas de outros estados para ampliar a diversidade técnica dos treinos.
A Sogipa, que tem Daniel Cargnin (73kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Mayra Aguiar (78kg) já classificados à Paris, recebeu uma “seleção” de judocas de fora com uma característica específica.
“São todos canhotos. Estamos fazendo um treinamento estratégico com canhotos”, explicou o técnico Antônio Carlos Kiko Pereira, treinador da Sogipa e da seleção.
Além dos quatro sogipanos, outro convocado, Guilherme Schimidt (81kg/Minas Tênis Clube), também foi à Porto Alegre participar do camping de canhotos.
Em outra frente, Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa) e Natasha Ferreira (48kg/Sociedade Morgenau), que aguardam a confirmação de suas vagas pelas cotas continentais, chegaram ao Rio de Janeiro nesta segunda, 17, para uma semana de treinos e avaliações no CT do Time Brasil. Elas se juntaram à Rafaela Silva (57kg/Flamengo) e estão aproveitando treinamentos técnicos individualizados com a treinadora da seleção brasileira, Andrea Berti.
E, na próxima semana, quando faltar exatamente um mês para Paris, a equipe olímpica do judô brasileiro estará reunida em São Paulo para treinamento de campo nas instalações do Esporte Clube Pinheiros. Será o último camping da seleção no Brasil antes do embarque para a França, no dia 18 de julho. Parte da seleção ainda participará do treinamento de campo internacional de Benidorm, na Espanha, no período de 30 de junho a 07 de julho.
Ketleyn Quadros treina no CT do Time Brasil com a Sensei Andrea Berti. Foto: Lara Monsores/CBJ