Da base ao sênior, judô brasileiro já soma 176 medalhas internacionais em 2026
Confira o panorama parcial do ano e os principais desafios que aguardam os atletas do Brasil até o fim do calendário
Ainda faltam alguns meses para a temporada de 2026 terminar, mas o judô brasileiro já reúne números expressivos no currículo desde o início da temporada. Entre fevereiro e julho deste ano, as seleções das classes cadete, júnior e sênior conquistaram 176 medalhas em competições internacionais, levando o Brasil aos principais pódios do mundo em todas as idades. Nestes seis meses, a delegação do país esteve em 23 eventos pela Europa, Ásia e Américas, voltando deles com, pelo menos, uma medalha, desde etapas de Grand Slam e Grand Prix a torneios da base.
Os resultados são reflexo de um planejamento que contempla todas as fases do desenvolvimento esportivo, englobando a formação de jovens atletas e o alto rendimento. Por trás de cada participação internacional existe uma cadeia que começa nas federações estaduais, nos clubes e envolve professores e atletas. É essa base que alimenta as seleções brasileiras e sustenta o trabalho desenvolvido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) nos diferentes níveis da modalidade.
Para Paulo Wanderley Teixeira, presidente da CBJ, os números conquistados até aqui refletem um trabalho construído de forma contínua e integrada, com foco na consolidação do Brasil entre as principais potências da modalidade.
“Cada competição representa uma oportunidade de aprendizado e evolução para os nossos atletas. O judô brasileiro construiu uma tradição de excelência, e os resultados de 2026 mostram que seguimos competitivos em todas as classes idades. Isso reforça o compromisso da CBJ em continuar investindo na formação de judocas e na preparação das equipes para os desafios que ainda estão por vir”, afirmou.
Já Marcelo Theotonio, diretor de seleções da CBJ, destaca que os resultados são fruto de um trabalho contínuo, que envolve desde o planejamento das competições até a preparação dos atletas e das delegações.
“O resultado que aparece no tatame é consequência de um trabalho que começa muito antes da viagem. Há um planejamento integrado para que os atletas tenham a melhor preparação possível e possam competir em alto nível. Trabalhamos com a filosofia de que precisamos investir nos melhores do momento e fomentar os melhores do futuro”, disse.
Segundo ele, o calendário internacional é estruturado de acordo com as necessidades de cada classe e integra a estratégia de desenvolvimento adotada pela Confederação para o ciclo olímpico.
“Cada classe tem necessidades e objetivos específicos. Enquanto os atletas da base precisam ampliar a vivência internacional e ganhar experiência competitiva, a equipe de alto rendimento utiliza essas competições para somar pontos no ranking mundial, testar estratégias e buscar a classificação para grandes eventos, como os Jogos Olímpicos. Nosso trabalho é construir um calendário que atenda a essas demandas e contribua para a evolução de todos”, concluiu.
Nas 11 competições até então, os judocas da Seleção Brasileira Sênior conquistaram 51 medalhas individuais, sendo 15 de ouro, 12 de prata e 24 de bronze. Um dos grandes destaques foi a participação no Grand Slam do Cazaquistão, em maio, em que a delegação conquistou sete pódios (prata e seis bronzes), chegando a melhor campanha quantitativa do ano. Outro destaque foi o Campeonato Pan-Americano, disputado no Panamá, onde o Brasil confirmou o favoritismo continental e encerrou a participação com seis medalhas de ouro, duas de prata e seis de bronze.
Equipe Mista do Brasil venceu Cuba por 4x1 na final do Campeonato Pan-Americano.
Foto: Graziella Gonzaga/CBJ
Nas categorias de base, a equipe cadete vem somando 68 medalhas, sendo 27 de ouro, 19 de prata e 22 de bronze. Enquanto isso, o júnior colocou 54 medalhas na bagagem, com uma campanha de 23 ouros, 14 pratas e 17 bronzes.
Além das medalhas individuais, as três classes de idade ainda sagraram-se campeãs da competição por equipes mistas do Campeonato Pan-Americano.
Esse desempenho também fortaleceu a posição dos judocas brasileiros no ranking mundial sênior da Federação Internacional de Judô (FIJ). Atualmente, o país soma 15 representantes entre os 20 primeiros colocados de suas categorias, indicador importante para a confirmação de cabeças-de-chave nas principais competições do calendário, principalmente no Campeonato Mundial.
No júnior, 11 atletas estão entre os 20 primeiros do ranking, com sete no Top 5. Já no cadete, o número aumenta e vai para 13, com seis deles no Top 5. Somadas as duas classes, então, o Brasil tem atualmente 24 judocas no Top 20 mundial, incluindo quatro lideranças.
Agora, o foco se volta para um segundo semestre repleto de desafios. O judô brasileiro estará presente em quatro continentes, disputando etapas do Circuito Mundial, incluindo os Mundiais de todas as classes de idade, e competições multiesportivas.
A jornada retorna no próximo dia 14, no Grand Prix de Lima. A Seleção Brasileira Sênior terá neste mês o inédito Grand Slam de Lausanne, na Suíça. Na sequência, os Grand Slam de Budapeste, em setembro, e Abu Dhabi, em outubro, reunirão alguns dos melhores judocas do planeta em busca de pontuações no ranking olímpico, que começou oficialmente em junho.
Entre os principais eventos da temporada também estão o Campeonato Mundial Sênior, em Baku, no Azerbaijão, o Campeonato Mundial Cadete, em Guayaquil, no Equador, e o Campeonato Mundial Júnior, em Tashkent, no Uzbequistão. O calendário internacional será encerrado em dezembro com o tradicional Grand Slam de Tóquio, no Japão, e o Masters de Dushanbe, no Tajiquistão, que retorna após dois anos de pausa.
Relembre todas as medalhas do judô brasileiro em 2026:
FEVEREIRO
Grand Slam de Paris — França | Seleção Brasileira Sênior
Como sempre acontece, a temporada internacional de 2026 começou em Paris para a Seleção Brasileira de Judô. Realizado após o período de preparação e atualizações técnicas de janeiro, o Grand Slam francês ocupa, ao lado da etapa de Tóquio, que encerra a temporada, posição de destaque no Circuito Mundial da IJF e reúne anualmente alguns dos principais nomes da modalidade no Palais Omnisports de Paris-Bercy.
E a abertura de 2026 ganhou dimensão histórica para o Brasil. Rafaela Silva conquistou o ouro dos -63kg e tornou-se a quinta judoca brasileira a vencer o Grand Slam de Paris. Antes dela, haviam alcançado o lugar mais alto do pódio Edinanci Silva, em 2000; João Derly, em 2006; Leandro Guilheiro, em 2010; e Mayra Aguiar, campeã em 2012 e 2016.
A conquista também encerrou um intervalo de dez anos sem títulos brasileiros na competição. O último ouro havia sido justamente o de Mayra Aguiar, em 7 de fevereiro de 2016. Uma década depois, novamente em fevereiro, Rafaela recolocou o Brasil no lugar mais alto do pódio parisiense.
Delegação brasileira: 19 atletas
Rendimento: Ouro - Rafaela Silva (-63kg)
Grand Slam de Tashkent — Uzbequistão | Seleção Brasileira Sênior
No segundo compromisso da temporada no Circuito Mundial da IJF, a Seleção Brasileira disputou o Grand Slam de Tashkent com 15 judocas. O Brasil conquistou uma medalha na capital uzbeque, com Jéssica Lima (-57kg), que garantiu o bronze ao superar a também brasileira Bianca Reis na disputa pelo terceiro lugar.
Delegação brasileira: 15 atletas
Rendimento: Bronze - Jéssica Lima (-57kg)
MARÇO
Grand Prix da Áustria — Áustria | Seleção Brasileira Sênior
A Seleção Brasileira conquistou seis medalhas no Grand Prix da Áustria, em Linz, primeiro evento da série Grand Prix disputado pelo país na temporada. Rafaela Silva (-63kg) chegou ao segundo ouro consecutivo no Circuito Mundial em 2026, após o título conquistado no Grand Slam de Paris. O Brasil completou sua participação com duas medalhas de prata e três de bronze.
Delegação brasileira: 17 atletas
Rendimento: Ouro - Rafaela Silva (-63kg) | Pratas - Ronald Lima (-66kg) e Giovanna Santos (+78kg) | Bronzes - Gabriela Conceição (-52kg), Daniel Cargnin (-73kg) e Giovani Ferreira (-100kg)
Copa Europeia de Antalya — Turquia | Seleção Brasileira Cadete
A Seleção Brasileira Cadete fez em Antalya sua primeira competição internacional da temporada. Com 55 atletas, o Brasil conquistou seis medalhas na etapa turca da Copa Europeia: um ouro, duas pratas e três bronzes. Clarisse Vallim (-70kg) foi campeã em uma final brasileira contra Maria Eduarda Resende, enquanto Maria Miziara (-48kg) também chegou à decisão de sua categoria.
Delegação brasileira: 55 atletas
Rendimento: Ouro - Clarisse Vallim (-70kg) | Pratas - Maria Miziara (-48kg) e Maria Eduarda Resende (-70kg) | Bronzes - Lavínia Igaki (-52kg), Júlia Gonçalves (-63kg) e Nicolas Costa (-73kg)
Grand Slam de Tbilisi — Geórgia | Seleção Brasileira Sênior
Com uma delegação reduzida de cinco atletas, a Seleção Brasileira conquistou uma medalha no Grand Slam de Tbilisi. Guilherme Schimidt subiu ao pódio dos -90kg e garantiu seu primeiro bronze em Grand Slam desde a mudança para a nova categoria de peso.
Delegação brasileira: 5 atletas
Rendimento: Bronze - Guilherme Schimidt (-90kg)
International Masters de Bremen e Thuringia Cup de Bad Blankenburg, Alemanha | Seleção Brasileira Júnior
A Seleção Brasileira Júnior realizou na Alemanha sua primeira ação internacional da temporada, reunindo 41 atletas em duas competições tradicionais da classe. No masculino, o Brasil conquistou três medalhas no International Masters de Bremen, enquanto a equipe feminina somou 11 pódios na Thuringia Cup, em Bad Blankenburg, terminando a competição com a melhor campanha. Ao todo, foram 14 medalhas: sete ouros, quatro pratas e três bronzes.
Delegação brasileira: 41 atletas
Rendimento: Ouros - Vinicius Oliveira (-60kg), Sarah Mendes (-48kg), Nicole Marques (-52kg), Larissa Menezes (-57kg), Sophia Câmara (-70kg), Dandara Camillo (-78kg) e Ana Soares (+78kg) | Pratas - Silas Costa (-81kg), Clarisse Vallim (-70kg), Vitória Maia (-78kg) e Olívia Oliveira (+78kg) | Bronzes - João Rodrigues (-63kg), Rafaela Cavalcanti (-52kg) e Manuela Maia (-63kg)
Copa Europeia de Teplice, República Tcheca | Seleção Brasileira Cadete
A Seleção Brasileira Cadete encerrou sua participação na Copa Europeia de Teplice com sete medalhas. Com 32 atletas inscritos, 16 no feminino e 16 no masculino, o Brasil conquistou dois ouros, duas pratas e três bronzes na segunda competição internacional da classe na temporada.
Delegação brasileira: 32 atletas
Rendimento: Ouros - Giovanna Imhof (-48kg) e Nicolas Almeida (-73kg) | Pratas - Rafael Falcão (-60kg) e Yago Mello (-81kg) | Bronzes - Arthur Bonato (-50kg), Lavínia Igaki (-52kg) e Davi Pereira (-81kg)
ABRIL
Jogos Sul-Americanos da Juventude, Panamá | Seleção Brasileira Cadete
O Brasil alcançou 100% de aproveitamento no judô dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, no Panamá, com todos os sete atletas da delegação subindo ao pódio. A equipe conquistou quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Delegação brasileira: 7 atletas
Rendimento: Ouros - Clarisse Vallim (-78kg), Yago Mello (-81kg), Manuela Maia (-63kg) e Lavínia Igaki (-52kg) | Pratas - Bruno Sacilotto (-66kg) e Laiane Timbira (-44kg) | Bronze - Mohammad Hauache (-55kg)
Campeonato Pan-Americano Sênior, Lima, Peru | Seleção Brasileira Sênior
O Brasil encerrou as disputas individuais do Campeonato Pan-Americano Sênior na liderança do quadro geral de medalhas. Com 18 atletas, a Seleção Brasileira conquistou 14 pódios, sendo seis medalhas de ouro, duas de prata e seis de bronze.
Delegação brasileira: 18 atletas
Rendimento: Ouros - Nauana Silva (-70kg), Daniel Cargnin (-73kg), Clarice Ribeiro (-48kg), Larissa Pimenta (-52kg), Shirlen Nascimento (-52kg) e Leonardo Gonçalves (-100kg) | Pratas - Rafaela Silva (-63kg) e Sarah Souza (-57kg) | Bronzes - Luana Carvalho (-70kg), Guilherme de Oliveira (-73kg), Beatriz Freitas (-78kg), David Lima (-81kg), Rafael Macedo (-90kg) e Lucas Lima (+100kg)
Campeonato Pan-Americano Sênior por Equipes Mistas, Lima, Peru | Seleção Brasileira Sênior
O Brasil encerrou sua participação no Campeonato Pan-Americano Sênior com o título da competição por equipes mistas. A Seleção Brasileira conquistou a medalha de ouro e completou a campanha no evento continental após liderar também o quadro geral de medalhas das disputas individuais.
Rendimento: Ouro - Equipe Mista Brasileira
Campeonato Pan-Americano Cadete, Lima, Peru | Seleção Brasileira Cadete
A Seleção Brasileira Cadete conquistou 14 medalhas no Campeonato Pan-Americano da classe e terminou na liderança do quadro geral. Com 16 atletas, o Brasil colocou 14 judocas no pódio, somando oito medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze.
Delegação brasileira: 16 atletas
Rendimento: Ouros - Giovanna Imhof (-48kg), Manuela Maia (-63kg), Clarisse Vallim (-70kg), Caroline Ohonishi (+70kg), Arthur Bonato (-50kg), Nicolas Almeida (-73kg), Yago Mello (-81kg) e Heitor Sousa (-90kg) | Pratas - Gabrielli Casola (-40kg), Ana Mendes (-44kg), Gabriela Pereira (-57kg) e José Pereira (+90kg) | Bronzes - Rafael Falcão (-60kg) e Bruno Sacilotto (-66kg)
Campeonato Pan-Americano Júnior, Lima, Peru | Seleção Brasileira Júnior
A Seleção Brasileira Júnior conquistou 14 medalhas no Campeonato Pan-Americano da classe e terminou na liderança do quadro geral. Com 17 atletas, o Brasil somou seis medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze.
Delegação brasileira: 17 atletas
Rendimento: Ouros - Rafaela Rodrigues (-57kg), Manuela Maia (-63kg), Dandara Camillo (-78kg), Ana Soares (+78kg), Silas Costa (-81kg) e João Pedro Canello (-90kg) | Pratas - Sarah Mendes (-48kg), Larissa Menezes (-57kg) e Clarisse Vallim (-70kg) | Bronzes - Vinicius Oliveira (-60kg), Cauã Schramm (-66kg), Matheus Silva (-100kg), Luis Oliveira (+100kg) e Nicole Marques (-52kg)
Campeonato Pan-Americano Cadete por Equipes Mistas, Lima, Peru | Seleção Brasileira Cadete
O Brasil encerrou sua participação no Campeonato Pan-Americano Cadete com mais um título, desta vez na competição por equipes mistas. A Seleção Brasileira conquistou a medalha de ouro após a campanha que já havia colocado o país na liderança do quadro geral das disputas individuais.
Rendimento: Ouro - Equipe Mista Brasileira
Campeonato Pan-Americano Júnior por Equipes Mistas, Lima, Peru | Seleção Brasileira Júnior
O Brasil também encerrou sua participação no Campeonato Pan-Americano Júnior com o título por equipes mistas. A Seleção Brasileira conquistou a medalha de ouro após terminar na liderança do quadro geral das disputas individuais da classe.
Rendimento: Ouro - Equipe Mista Brasileira
MAIO
Grand Slam de Astana, Cazaquistão | Seleção Brasileira Sênior
A Seleção Brasileira conquistou sete medalhas no Grand Slam de Astana. Com 19 atletas na competição, o Brasil encerrou sua participação com uma medalha de prata e seis de bronze, distribuídas entre as equipes feminina e masculina.
Delegação brasileira: 19 atletas
Rendimento: Prata - Guilherme Schimidt (-90kg) | Bronzes - Sarah Souza (-57kg), Rafaela Silva (-63kg), Nauana Silva (-70kg), Beatriz Freitas (-78kg), David Lima (-81kg) e Leonardo Gonçalves (-100kg).
Open Europeu de Benidorm, Espanha | Seleção Brasileira Sênior
A Seleção Brasileira conquistou cinco medalhas no Open Europeu de Benidorm e o Brasil terminou sua participação com uma medalha de ouro, uma de prata e três de bronze.
Delegação brasileira: 15 atletas
Rendimento: Ouro - Wilgner Mendes (-100kg) | Prata - Kaillany Cardoso (-70kg) | Bronzes - Diego Ismael (-60kg), João Segatelle (-90kg) e Andrey Coelho (+100kg)
Copa Europeia Cadete de Faro, Portugal | Seleção Brasileira Cadete
A Seleção Brasileira Cadete conquistou 16 medalhas na Copa Europeia de Faro, em Portugal. A campanha brasileira terminou com três medalhas de ouro, três de prata e dez de bronze.
Delegação brasileira: 34 atletas
Rendimento: Ouros - Gabriela Pereira (-57kg), Manuela Maia (-63kg) e Yasmim Toledo (+70kg) | Pratas - Ana Mikaele Alcântara (-40kg), Valentina Demeterco (-70kg) e José Paulo Pereira (+90kg) | Bronzes - Arthur Bonato (-50kg), Micaela Santos (-48kg), André Dodero (-60kg), Rafael Falcão (-60kg), Caroline Ohonishi (+70kg), Henrique Bahiense (-73kg), Yago Mello (-81kg), Heitor Sousa (-90kg), João Gabriel Palma (-90kg) e Marcus Rosa (+90kg)
Copa Europeia Júnior de Graz, Áustria | Seleção Brasileira Júnior
A Seleção Brasileira Júnior encerrou maio na liderança do quadro geral da Copa Europeia de Graz. Com 28 atletas, o Brasil conquistou oito medalhas, sendo quatro ouros, uma prata e três bronzes.
Delegação brasileira: 28 atletas
Rendimento: Ouros - Victor Hugo Silva (-60kg), Sarah Mendes (-48kg), Rafaela Rodrigues (-52kg) e Ana Soares (+78kg) | Prata - João Pedro Canello (-90kg) | Bronzes - Sophia Câmara (-70kg), Dandara Camillo (+78kg) e Silas Costa (-81kg)
JUNHO
Campeonato Sul-Americano Cadete de Lima, Peru | Seleção Brasileira Cadete
A Seleção Brasileira Cadete terminou na liderança do Campeonato Sul-Americano da classe, em Lima. Totalizando 17 medalhas sendo nove ouros, cinco pratas e três bronzes.
Delegação brasileira: 19 atletas
Rendimento: Ouros - Henrique Bastos (-50kg), Laryssa Santos (-40kg), Márcio Fontes (-55kg), Larissa Oliveira (-57kg), Luiz Coelho (-66kg), Lívia Rodrigues (-63kg), Murilo Martins (-73kg), Valentina Demeterco (-70kg) e Renan Balbino (+90kg) | Pratas - Brandom Santana (-50kg), Matheus Aramaki (-55kg), Lucas Souza (-60kg), Emily Garrido (-57kg), Henrique Bahiense (-73kg) e Nicolas Costa (+90kg) | Bronzes - Cosmo Águiar (-55kg), Maria Maciel (-48kg) e Maria Miziara (-48kg)
Campeonato Sul-Americano Júnior de Lima, Peru | Seleção Brasileira Júnior
A Seleção Brasileira Júnior encerrou o Campeonato Sul-Americano da classe na liderança, conquistando nove medalhas, sendo cinco ouros, três pratas e um bronze.
Delegação brasileira: 9 atletas
Rendimento: Ouros - Carlos Filho (-60kg), Gustavo Tertuliano (-66kg), Samuel Fernandes (-73kg), Carolina Marcon (-70kg) e Gustavo Reis (+100kg) | Pratas - Miguel Ferreira (-66kg), José Eduardo Garcia (-81kg) e Ana Flávia Santos (-48kg) | Bronze - Sarah Pereira (-63kg)
Open Pan-Americano de Buenos Aires, Argentina | Seleção Brasileira Sênior
O Brasil encerrou o Open Pan-Americano de Buenos Aires na liderança do quadro geral de medalhas. Com nove atletas, a delegação brasileira conquistou sete medalhas, sendo quatro ouros e três pratas.
Delegação brasileira: 9 atletas
Rendimento: Ouros - Matheus Takaki (-60kg), Sarah Mendes (-48kg), Gyovanna Andrade (-57kg) e Eliza Ramos (-78kg) | Pratas - Carolina Marcon (-70kg), Maria Eduarda Oliveira (-78kg) e Andrey Coelho (+100kg)
Grand Prix de Qingdao, China | Seleção Brasileira Sênior
A Seleção Brasileira encerrou sua participação no Grand Prix de Qingdao com quatro medalhas. Com 18 atletas na etapa chinesa do Circuito Mundial da FIJ, o Brasil conquistou duas pratas e dois bronzes.
Delegação brasileira: 18 atletas
Rendimento: Pratas - Guilherme Schimidt (-90kg) e Giovani Ferreira (-100kg) | Bronzes - Larissa Pimenta (-52kg) e Ronald Lima (-66kg)
JULHO
Copa Europeia Júnior de Praga, República Tcheca | Seleção Brasileira Júnior
A competição internacional mais recente com brasileiros foi a Copa Europeia Júnior de Praga, na República Tcheca. O Brasil conquistou nove medalhas e ficou na quinta colocação do quadro geral.
Delegação brasileira: 24 atletas
Rendimento: Ouro - Sarah Mendes (-48kg) | Pratas - João Rodrigues (-60kg) e Nicole Marques (-52kg) | Bronzes - Vinicius Oliveira (-60kg), Silas Costa (-81kg), Alexandre Albano II (+100kg), Manuela Maia (-63kg), Clarisse Vallim (-70kg) e Ana Soares (+78kg)
A Confederação Brasileira de Judô conta com o patrocínio oficial do BNDES e com o apoio institucional do Comitê Olímpico do Brasil.