Carregando...
09/11/2019 20:08:27
Competições Nacionais

Coração Valente! Técnico piauiense retorna às competições após passar por transplante de coração

Em franca recuperação após oito meses de cirurgia, Fabieldo Torres comandou judocas do Piauí na Seletiva Sub-21, em Fortaleza

Coração Valente! Técnico piauiense retorna às competições após passar por transplante de coração

Antes de sentar à beira do tatami, uma última conferida no relógio digital. Data, hora e batimentos cardíacos: 70 por minuto, normal para uma pessoa tranquila em um momento de descanso. Mas, esses batimentos contrastavam com uma alegria incondicional de quem voltava a fazer aquilo que tanto ama: estar numa competição de judô. Fabieldo Torres foi um dos grandes nomes desta Seletiva Nacional Sub-21.

O motivo está do lado esquerdo do peito. Torres realizou, no dia 6 de março, um transplante de coração, devido a uma cardiopatia causada por uma gripe, em 2015. Sua excelente recuperação o premiou com a presença na competição realizada no BNB Clube de Fortaleza, capital que ele conhece bem.

"É muito especial estar neste torneio, ainda mais numa cidade tão importante para a minha vida. Vim para cá em agosto de 2018 para realizar o tratamento da cardiopatia e, em março deste ano, fazer o exame. Graças a Deus deu tudo certo e, quando vi o calendário nacional de competições, coloquei como meta estar presente nesta Seletiva. Deu tudo certo e hoje estou aqui fisicamente e mentalmente bem para poder contribuir para o meu Estado", afirmou um sorridente Fabieldo que, a cada passo dado no clube, recebia o carinho dos treinadores e amigos de judô.

"Reencontrar todos esses amigos técnicos me deixa muito feliz. Estava com saudade desse clima, das competições e espero voltar a viajar pelo país em mais torneios. Minha esposa já até brincou comigo dizendo que 'vai começar tudo de novo`. Mas, ela sabe que estou super alegre com esse momento", disse Torres.

Os momentos de felicidade na Seletiva Sub-21 contrastam com a angústia que Fabieldo passou durante o tratamento e, também, na recuperação da cirurgia. Por um momento, o técnico pensou na possibilidade de tudo dar errado e ter sua vida abreviada. Porém, os aprendizados que vieram do judô o fizeram resiliente o suficiente para seguir acreditando que levantaria após a queda mais difícil de sua vida. 

"No começo, a gente pensa em tudo mesmo. Quando a gente chega muito perto da morte é normal fazermos um balanço de toda a nossa vida. Mas, sou uma pessoa muito dedicada e focada nos meus objetivos, ainda mais por ter sido atleta a vida toda. Então sempre acreditei que iria voltar a treinar meus atletas, estar no tatami fazendo o que eu mais amo. Sempre digo para a minha esposa que a minha melhor roupa é o kimono", brinca, antes de projetar outro retorno aos tatamis. "Estou me preparando para voltar aos poucos. Já deixei avisado: ainda vou dar trabalho na classe Master."


O CBI: Seletiva Nacional Sub-21 foi o primeiro passo, concluído com sucesso. Coração novo, vida nova, e alegria no olhar: Fabieldo Torres é só sorrisos. Tanto que fez questão de mostrá-los em Fortaleza.

Confira aqui como foi o CBI: Seletiva Nacional Sub-21

Foto e texto: Fernando Alves/CBJ

Outras notícias + Lista completa
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL