Carregando...
28/04/2015 14:59:06
Seleção Brasileira - Principal

Com pontos do Pan-americano, Brasil tem 11 judocas no top 10 do ranking mundial

Destaque para Mayra Aguiar (78kg) e Rafael Silva (+100kg) que voltaram à liderança de suas categorias.

Com pontos do Pan-americano, Brasil tem 11 judocas no top 10 do ranking mundial

O Brasil voltou a ter dois líderes do ranking mundial depois que a Federação Internacional de Judô contabilizou os pontos do Campeonato Pan-americano Edmonton 2015. A atualização do ranking desta semana também leva em conta a perda de 50% dos pontos do Campeonato Europeu, assim como soma os pontos do Campeonato Africano que também foi disputado no último final de semana. A meio pesado Mayra Aguiar, campeã pan-americana, e o pesado Rafael Silva, vice-campeão, ultrapassaram os franceses Audrey Tcheumeo e Teddy Riner para voltarem à liderança de suas categorias. Além disso, o Brasil passou a ter 11 judocas entre os top 10 do ranking mundial. As informações são do portal judobase.org, portal de estatísticas da Federação Internacional de Judô que é atualizado diariamente.

Como não havia lutado o Pan em 2014 por estar se recuperando de cirurgia no joelho e no cotovelo, Mayra não tinha pontos a defender e pôde adicionar os 400 do título na sua conta. Com 2.480, a gaúcha deixou para trás a francesa. A terceira colocada da lista agora é exatamente a norte-americana Kayla Harrison, que foi derrotada por Mayra na decisão do Pan. No histórico do confronto entre as duas, agora a brasileira tem uma vitória a mais que a atleta dos Estados Unidos: sete a seis.

Já Rafael Silva, mesmo sendo derrotado pelo compatriota David Moura, na decisão dos pesados no Canadá, adicionou 240 pontos na sua conta e ultrapassou Riner, que perdeu os pontos do título do Europeu de 2014. De quebra, o francês foi ultrapassado também pelo tunisiano Faicel Jaballah, atual tricampeão africano. O campeão David Mouram, que adicionou 400 pontos ao ranking, subiu quatro posições e agora é o oitavo colocado.

Além dos três, o Brasil tem mais oito atletas entre os 10 primeiros do ranking em suas categorias. Felipe Kitadai (60kg) se manteve em nono; Charles Chibana (66kg) é o quarto; Alex Pombo (73kg), que com o título pan-americano subiu 10 posições, agora é o 8º; Victor Penalber (81kg) subiu uma posição para o terceiro lugar; Sarah Menezes (48kg) permaneceu na segunda colocação; Érika Miranda (52kg) se manteve em terceiro; Rafaela Silva (57kg), vice-campeã pan-americana, subiu duas posições e agora é a segunda; e Maria Suelen Altheman (+78kg), que ainda se recupera de lesão e não disputou o Pan, permaneceu na segunda colocação entre as pesadas.

Os outros medalhistas no Pan-americano também ganharam importantes posições. Com a prata, Eric Takabatake (60kg) ganhou quatro posições e agora é o 13º, apenas 270 atrás do melhor brasileiro da categoria, Felipe Kitadai. É a mesma posição de Tiago Camilo (90kg), que também galgou quatro lugares no ranking, e de Luciano Correa (100kg), que subiu três.

No feminino, Mariana Silva(63kg), vice-campeão pan-americana, subiu duas posições e agora é a 14ª. Maria Portela, medalhista de bronze, ganhou quatro lugares para chegar ao 18º postoª. A gaúcha está a apenas 127 de Bárbara Timo, quinta colocada no Pan, que galgou 3 posições e é a 22ª. Rochele Nunes, vice-campeã pan-americana, agora é a 15ª depois de ganhar duas colocações no ranking.

Outras notícias + Lista completa
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL