CBJ prestigia ação do Consulado Japonês em projeto social no Rio de Janeiro
Marcelo Theotônio, gestor das equipes de base, representou a Confederação na entrega simbólica de tatames ao projeto da Polícia Militar.
A Federação Japonesa de Judô (All Japan Judo Federation), com o apoio do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e da Polícia Militar do Rio de Janeiro realizou nesse domingo, 06, a entrega de 80 tatames, 100 quimonos e 50 faixas a alunos do projeto social na UPP Fazendinha, no Complexo do Alemão. Os tatames são peças semi-novas que eram usadas no sagrado dojô do Instituto Kodokan, berço do Judô de Jigoro Kano no Japão.
O evento contou com a presença de autoridades dos consulados do Japão, Itália, Suíça, do coronel André Silva de Mendonça, coordenador de Polícia Pacificadora e Marcelo Theotônio, gestor das categorias de base da CBJ foi o representante da entidade na cerimônia.
"É um privilégio para essas crianças estarem tendo acesso a esses equipamentos de primeira para a prática do judô. Em nome da CBJ, agradeço o apoio e a parceria do Japão no fomento do judô aqui no nosso país", comentou Theotônio.
Além deles, o encontro foi prestigiado também por um dos maiores nomes do judô mundial, o técnico da seleção masculina de judô do Japão, sensei Kosei Inoue, que ministrou uma breve clínica do caminho suave às crianças e passou alguns ensinamentos aos jovens judocas.
"Quando a gente se dedica a fazer um bom trabalho, as portas se abrem. Sei dos desafios e das dificuldades que vocês enfrentam, eu também passei por isso. Mas tenho certeza de que todos aqui são uma família, vocês devem sempre apoiar um ao outro. Isso é o que nos torna pessoas melhores e, consequente, atletas de qualidade", disse o campeão olímpico.
A ação faz parte do projeto "Sport for Tomorrow" criado pelo governo japonês para estimular a cooperação e intercâmbio entre países durante o ciclo olímpico para os Jogos de 2020 que serão realizados em Tóquio.