CBI Troféu Brasil e Grand Prix Nacional vão oferecer investimento internacional e acesso à Seleção Brasileira de Judô
Documento divulgado pela gestão de Alto Rendimento da CBJ prevê benefícios para os atletas campeões e três melhores clubes do quadro geral
A gestão de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô divulgou, nesta quarta-feira (23), que o CBI Troféu Brasil Interclubes e o CBI Grand Prix Nacional de 2024 serão novas possibilidades de acesso à Seleção Sênior. As principais competições do calendário nacional CBJ vão ofertar investimentos para a participação de atletas em competições internacionais, em iniciativa que visa a renovação da equipe para o ciclo olímpico Los Angeles-2028.
No Troféu Brasil, o campeão de cada categoria receberá um investimento internacional, adequado com seu nível técnico e dos eventos em questão, grupo de investimento CBJ e análise da comissão técnica da CBJ. Além deles, os três melhores clubes no quadro geral de medalhas terão o direito de também indicar atletas ao benefício. A entidade campeã ganhará três indicações, a vice-campeã duas e a terceira colocada uma.
Já no Grand Prix Nacional, a equipe campeã receberá dois investimentos para participação de dois atletas em duas competições internacionais, enquanto a vice-campeã terá um.
O CBI Troféu Brasil e Grand Prix Nacional anualmente reúnem a elite do judô brasileiro e os principais clubes das cinco regiões do país. Neste ano, mais de 520 atletas de 89 entidades são esperados na competição, maior número já registrado.
Os combates começam na próxima sexta-feira (01), na Arena UniBH, casa do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, e seguem até domingo (03). A CBJ TV e o Canal Olímpico do Brasil, no YouTube, vão transmitir os combates ao vivo. E para quem estiver na capital mineira e desejar marcar presença na competição, a entrada é gratuita.
O Troféu Brasil e o Grand Prix Nacional de Judô integram o programa de Campeonatos Brasileiros Interclubes e são realizados pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes, Minas Tênis Clube e Federação Mineira de Judô.