Carregando...
30/09/2023 17:56:00
Competições Nacionais

Campeonato Brasileiro de Judô promove ações de sustentabilidade em defesa do meio ambiente

Prefeitura de Curitiba, sede do evento, fará plantio de 200 árvores para compensar emissões de gás carbônico decorrentes do evento

Campeonato Brasileiro de Judô promove ações de sustentabilidade em defesa do meio ambiente
200 árvores serão plantadas em Curitiba após o Brasileiro de Judô. Foto: Lara Monsores/CBJ

O Campeonato Brasileiro de Judô das classes sub-13 e sub-15, que acontece nos dias 30 de outubro e 01 de novembro, em Curitiba (PR), vai promover ações de sustentabilidade em prol da preservação do meio ambiente em iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude de Curitiba, parceira da Confederação Brasileira de Judô na realização do evento. 


De acordo com o secretário Carlos Eduardo Pijak Júnior, serão plantadas 200 árvores em Curitiba como medida para compensar as emissões de CO2 decorrentes da realização do evento. 


“Nós queremos que esse evento seja um evento carbono zero. Isso é a união entre o esporte e o meio ambiente e é um dos pilares para que a gente possa transformar Curitiba na capital nacional do esporte”, afirmou. 


Já neste sábado, 30, primeiro dia de competições, foram plantadas as primeiras mudas no jardim do Ginásio do Tarumã, palco dos combates. Além do próprio secretário, participaram da ação os presidentes de federações presentes no evento, Helder Faggion (FPRJ), Luiz Bayard (FGJ), Reginaldo Fonseca (FPIJ), Marcelo Ornelas (Febaju), David Azevedo (FEJAMA) e José Ovídio (FJMS). 


O presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, foi presenteado com uma das mudas e prometeu plantá-la nos jardins da sede da Confederação, simbolizando o compromisso da entidade com a preservação do meio ambiente. 


“É uma iniciativa maravilhosa, uma preocupação com o amanhã. O judô sempre teve esse apelo. E, na hora que a gente percebe que as autoridades estão imbuídas nessa mesma proposta, nessa mesma responsabilidade, a gente se sente completo”, pontuou Silvio. 


O maior Campeonato Brasileiro da década 


Em seu discurso de abertura, o dirigente máximo do judô brasileiro destacou ainda o feito histórico que a CBJ atingiu ao realizar um campeonato com a participação de 1.045 judocas de todo o país. 


“O maior evento da década em nível de brasileiro se realiza, hoje, aqui em Curitiba. Enalteço o trabalho do presidente Helder na Federação Paranaense, uma nova gestão, de responsabilidade, com olhar na formação do indivíduo. Não é diferente a preocupação da Prefeitura Municipal com o suporte oferecido na realização desse evento. O judô do Brasil vai muito bem, obrigado, com excelentes resultados tão bons quanto os que teremos aqui com esse evento que ultrapassa mil participantes”, concluiu. 


TRANSMISSÃO AO VIVO


RESULTADOS


Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL