Carregando...
15/02/2025 11:36:00
Seleção Brasileira - Principal

Brasileiros não avançam no segundo dia do Grand Slam de Baku de Judô

Disputas aconteceram neste sábado (15), no Azerbaijão

Brasileiros não avançam no segundo dia do Grand Slam de Baku de Judô
Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF

Os cinco representantes do judô brasileiro no segundo dia do Grand Slam de Baku, neste sábado (15), não avançaram em suas chaves e se despediram da competição mais cedo. O melhor resultado do país veio com Nauana Silva, que ficou em sétimo lugar no peso meio-médio feminino (63kg).


Nauana estreou direto nas quartas de final, e enfrentou a polonesa Natalia Kropska, que a venceu nas punições (3-1). Na rodada seguinte, na repescagem, a brasileira bateu para o estrangulamento da austríaca Ljubljana Piovesana e encerrou sua participação na capital azeri.


Ainda no meio-médio feminino, Rafaela Silva estreou nas oitavas contra a canadense Jessica Klimkait, campeã mundial e medalhista olímpica, que recentemente também trocou -57kg pelo -63kg. Jessica conseguiu projetar Rafaela em waza-ari, e logo em seguida fez uma transição no solo para conseguir imobilizar a brasileira por mais dez segundos e marcar o ippon.


No médio feminino (70kg), Aléxia Castilhos venceu a primeira luta contra a australiana Saya Middleton, com um yuko e um waza-ari. Mas, no confronto seguinte, válido pelas oitavas, caiu no ippon da vice-campeã olímpica em Paris 2024, Miriam Butkereit, da Alemanha.


Já no masculino, o Brasil teve Vinicius Ardina (73kg) e Luan Almeida no tatame (81kg). Vinicius caiu na primeira luta para o georgiano Bagrati Niniashvili, por ippon; e Luan levou dois waza-ari do uzbeque Arslonbek Tojiev.


Disputas continuam neste domingo


O domingo (16), último dia de competição no Azerbaijão, terá a presença de mais quatro brasileiros no tatame.


No médio masculio (90kg), Marcelo Fronckowiak aguarda o resultado de Fabian Kansy (ALE) x Ali Gazimammadov (AZE), enquanto Rafael Macedo aguarda o vencedor do confronto Kuanysh Ratayev (CAZ) x Ikhvan Edilsultanov (IJF).


No meio-pesado masculino (100kg), Leonardo Gonçalves aguarda vencedor de Mukhamed-Ali Mataev (IJF) x Rufat Khudakov (UZB). No pesado, João Cesarino (+100kg) estreia contra o austríaco Movli Borchashvilli.


As preliminares começam às 5h (horário de Brasília), com finais e disputas de bronze a partir de 10h. Canal Olímpico do Brasil, Cazé TV, Combate e Judo TV transmitem ao vivo.


Programação — Grand Slam de Baku 2025


Domingo (16/02) — Marcelo Fronckowiak (90kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e João Cesarino (+100kg).


Horário: Preliminares - 5h | Finais - 10h (horário de Brasília)


Transmissão ao vivo: Judo TV (preliminares e finais) | Canal Olímpico do Brasil, Cazé TV e Combate (apenas finais)


Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL