Brasileiros dominam Campeonato Pan-Americano de Kata e conquistam oito medalhas
Duplas do Brasil faturaram quatro ouros, duas pratas e dois bronzes na competição que aconteceu nesta quarta-feira, 11, em Salvador (BA)
A capital baiana fez muito bem às duplas que representaram o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Kata realizado nesta quarta-feira, 11, em Salvador (BA). O país dominou a competição e faturou oito medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e duas de bronze. Foram disputados seis Katas e o Brasil só não esteve no pódio do Nage-No-Kata, que foi 100% colombiano.
No Katame-No-Kata, Kime-No-Kata, Kodokan Goshin-Jutsu e no Ju-No-Kata deu Brasil no lugar mais alto. O país não teve representação no Kadete-Nage-No-Kata, vencido pela dupla da Colômbia, única inscrito nesse Kata.
“As duplas treinaram bastante para representar, em casa, muito bem o Brasil. Fiquei feliz com a minha apresentação e acredito que toda a delegação teve excelentes apresentações. Estamos treinando bastante para cada vez melhorar e disseminar o Kata pelo Brasil todo. Hoje, tivemos três estados representados na equipe - São Paulo, Pernambuco e Bahia - e espero que um dia tenhamos uma equipe homogênea pelo país todo”, avaliou Wagner Uchida, bicampeão mundial de Kata e um dos principais nomes do Kata brasileiro na atualidade.
O Brasil foi representado por dez duplas no Pan-Americano de Kata. Agora, os judocas se preparam para os próximos desafios de olho em mais pódios para o judô brasileiro.
“Temos o Campeonato Brasileiro em Santa Catarina e as mesmas duplas estarão lá tentando a vaga novamente. E o Mundial, previsto para a Cracóvia. Pela situação do mundo, acredito que vá haver mudança de data e local, mas vamos continuar treinando forte”, concluiu Uchida.
O evento na Bahia continua nesta quinta-feira e sexta-feira, com o Campeonato Pan-Americano de Veteranos. No sábado, 14, acontecerá o Campeonato Sul-Americano de Veteranos e, no domingo, 15, o Open Pan-Americano de Veteranos. Todas as disputa acontecem em uma estrutura especial montada pela Federação Baiana de Judô no pátio do Shopping Paralela, um dos mais movimentados de Salvador.
Os eventos são realizados pela Febaju com apoio da CBJ e chancelas da Confederação Pan-Americana de Judô e da Confederação Sul-Americana de Judô.
Confira abaixo os pódios do Pan de Kata.
NAGE-NO-KATA
1º Glatenferd Escobar e Miguel Bermudez (COL)
2º Edwin Gomez e Gerardo Restrepo (COL)
3º Lina Rios e Daniela Restrepo (COL)
KATAME-NO-KATA
1º Wagner Uchida e Roger Uchida (BRA)
2º Glatenferd Escobar e Miguel Bermudez (COL)
3º Henrique Costa e Gabriela Costa (BRA)
KIME-NO-KATA
1º Sidney Fukayama e Airam Cunha (BRA)
2º Rone Araújo e Victor Araújo (BRA)
3º Gerardo Tello Sergio Suguieda (EUA)
KODOKAN GOSHIN-JUTSU
1º Marcelo Fontes e Leonardo Pavani (BRA)
2º Leonardo Lodoño e Daniel Spaggiari (COL)
3º Joucelio Santos e Eduardo Santos (BRA)
JU-NO-KATA
1º Roberto Pereira e Nadia Hori (BRA)
2º Roger Uchida e Aline Sugino (BRA)
3º Frederick Dagdagan e F Lee Pasteris (EUA)
KADETE-NAGE-NO-KATA
1º Juan Londoño e Juan Caicedo (COL) [360,50]
BRASIL
OURO - 4
PRATA - 2
BRONZE - 2