Carregando...
25/04/2024 14:46:00
Seleção Brasileira - Principal

Brasileiros conhecem adversários no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô Rio 2024

Sorteio das chaves aconteceu nesta quinta-feira (25), no Rio de Janeiro

Brasileiros conhecem adversários no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô Rio 2024
Autoridades do judô pan-americano e oceania reunidos no sorteio, nesta quinta-feira. Foto: Anderson Neves/CBJ

Os judocas da Seleção Brasileira de Judô conheceram, na tarde desta quinta-feira (25), seus adversários no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô. O sorteio das chaves foi realizado no Rio de Janeiro, sede do evento, e contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Judô, Silvio Acácio Borges; do presidente da Confederação Pan-Americana de Judô, Carlos Zegarra Presser; da presidente da União de Judô da Oceania, Kate Corkery; e do diretor de esportes da Confederação Pan-Americana de Judô, Amadeu Dias Moura.


“É uma honra o judô brasileiro poder celebrar um evento de tal magnitude. Estou mais honrado ainda em ver a confiança da Confederação Pan-Americana de Judô e da União de Judô da Oceania na CBJ. É uma alegria estarmos celebrando um evento que é extremamente importante para a nossa organização e estratégia rumo à Paris. O Brasil recebe a todos de braços abertos e esperamos que os próximos dias sejam de total sucesso para a família do judô que nos acompanha”, disse o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges.


“Estamos em um dos eventos mais importantes que temos dentro de ambos os continentes, para seguir fazendo história em uma das casas do judô mundial, que é o Brasil. Uma organização com muito prestígio, não apenas no âmbito da competição, como também no âmbito do desenvolvimento do judô em geral, dirigida pelo querido amigo Silvio Acácio Borges, presidente da CBJ. Quero parabenizar a todas as delegações aqui presentes. Paris está logo ali e sabemos os esforços que estão fazendo cada um de vocês”, disse Carlos Zegarra, presidente da CPJ. 


“A parceria entre a OJU e a CPJ é muito forte e é uma relação que segue se fortalecendo. Agradeço a todos por nos receber aqui na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro. Particularmente pela importância desse evento para os Jogos Olímpicos Paris 2024, sabemos que os atletas, treinadores e árbitros estão todos se preparando e é um grande prazer estar aqui compartilhando essa experiência com vocês”, disse Kate Corkery, presidenta da OJU. 


O Pan é o último evento continental classificatório para as olimpíadas de Paris 2024 e distribui até 700 pontos no ranking olímpico. Neste ano, a competição contará com 198 atletas de 28 países das Américas e Oceania, em busca de encaminhar a tão sonhada vaga para os Jogos ou manter-se entre os cabeça-de-chave em Paris.


+CONFIRA O CHAVEAMENTO COMPLETO


Para a carioca Rafaela Silva (57kg), já convocada para representar o judô brasileiro na França, lutar em casa, especificamente ao lado da arena onde foi campeã olímpica, é diferente.


“A expectativa é a melhor possível. Eu amo competir no Rio de Janeiro, na minha cidade, com aquela torcida incrível que está sempre acompanhando a gente e dando todo o suporte. Vai ser um Pan-Americano diferente, então vou dar meu melhor pra gente sair com mais uma medalha”, disse ela.


O Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô começa nesta sexta-feira (26), na Arena Carioca 1, e segue até domingo (28), onde a competição por equipes mistas encerra o evento. A entrada do público é gratuita e quem não estiver no Rio poderá acompanhar a competição via CBJ TV, Judo TV, Canal Olímpico do Brasil e NSports.


+CHAVES - EQUIPES


PROGRAMAÇÃO


Sexta-feira (26/04)


Categorias: F: -48kg; -52kg; -57kg; -63kg; M: -60kg; -66kg; -73kg

Horário: 10h - preliminares | 16h - bloco final


Sábado (27/04)

Categorias: F: –70kg; -78kg; +78kg; M: -81kg; -90kg; -100kg; +100kg

Horário: 10h - preliminares | 16h - bloco final


Domingo (28/08)

Equipes Mistas

Horário: 10h


Transmissão ao vivo: CBJ TV e Judo TV (preliminares) | Canal Olímpico do Brasil e NSports (finais)


O Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô Rio de Janeiro 2024 tem o patrocínio da Light por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer; patrocínio da Prefeitura do Rio via Secretaria de Esportes; e é realizado pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com o Instituto Ofir, sob chancela da Confederação Pan-Americana de Judô, da União de Judô da Oceania e da Federação Internacional de Judô, com apoio do Comitê Olímpico do Brasil e da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro.


SAIBA MAIS ACESSANDO www.cbj.com.br/judorio2024

Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL