Carregando...
01/09/2024 12:49:00
Competições Nacionais

BRASILEIRO DE JUDÔ SUB-15 - Fábrica de talentos por todo o Brasil

Competição reuniu quase 600 jovens judocas e teve 19 estados conquistando medalhas e mostrando a força do judô por todo o Brasil

BRASILEIRO DE JUDÔ SUB-15 - Fábrica de talentos por todo o Brasil
Campeonato Brasileiro Sub-15 de judô reuniu 589 judocas em Curitiba. Foto: Anderson Neves/CBJ

O Campeonato Brasileiro de Judô Sub-15 reuniu 589 jovens judocas em fase inicial de formação como atletas e mostrou que a modalidade mais vitoriosa do país fabrica talentos por todo o território nacional. Das 25 Federações estaduais representadas no evento, que aconteceu no sábado, 30, em Curitiba, Paraná, 19 conseguiram colocar atletas no pódio, que nessa classe premia com medalhas até o quinto lugar. 


“Essa foi uma das novidades que implementamos neste ano para o Brasileiro da classe Sub-15, pois entendemos que seja um estímulo a mais para as crianças que estão iniciando e experimentando a competição de judô”, explicou Thiara Bertoli, gerente de competições da CBJ. 


A Confederação vem tendo um olhar diferenciado para as competições de iniciantes e, além da premiação, estabeleceu adaptações no regulamento também para trazer uma abordagem mais humanizada ao público infanto-juvenil que participa dos eventos nacionais. 


O regulamento permite, por exemplo, que os judocas que não derem o peso possam se inscrever na categoria de cima mediante o pagamento de uma taxa administrativa. A iniciativa tem por objetivo educar e evitar práticas invasivas de corte de peso para as crianças. 


O gestual da arbitragem também é adaptado, buscando uma abordagem didática. Os árbitros, além de sinalizar as marcações, fazem também uma breve explicação verbal, além do gesto manual. 


No tatame, os resultados traduziram um judô massificado no Brasil e um trabalho grande na base da pirâmide. Com incentivo da CBJ por meio do Programa de Apoio às Federações que bancou passagens aéreas para treinadores e atletas de todo o país, 25 estados foram representantes no evento e 19 deles saíram de Curitiba com medalhas. 


No quadro geral masculino, o Rio de Janeiro ficou em primeiro lugar, seguido por Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. 


Já no feminino, São Paulo liderou seguido por Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. 


Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Rondônia fizeram campeões e campeãs brasileiras Sub-15. 


Todos os medalhistas de ouro e prata estarão classificados para o Campeonato Pan-Americano Sub-15, que acontecerá em Cuba, em novembro. 


+RESULTADOS COMPLETOS

Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL