Voltar para o topo

Notícias

17/07/22 20:52

Macedo é prata e Mayra fatura bronze no último dia do Grand Prix de Zagreb

Brasil fecha competição com uma prata e três bronzes e agora focará nos treinamentos para o Campeonato Mundial, próximo compromisso no calendário, em outubro

O judô brasileiro fechou, neste domingo, 17, sua participação no Grand Prix de Zagreb, na Croácia, com mais dois ótimos resultados. Rafael Macedo (90kg) conquistou a medalha de prata e Mayra Aguiar (78kg) levou o bronze no evento que foi a última etapa antes do Campeonato Mundial de Tashkent, em outubro. Ao todo, o Brasil teve uma prata e três bronzes na Croácia com as medalhas conquistadas por Daniel Cargnin (73kg) e Ketleyn Quadros (63kg), no sábado, 16. 

A campanha de Rafael Macedo foi marcada por belas projeções que lhe garantiram três vitórias seguidas nas preliminares, colecionando ippons e waza-aris. Na semifinal, mais uma vez, bateu o vice-campeão olímpico, Eduard Trippel, da Alemanha, nas punições, e só parou diante do georgiano Beka Gviniashvili, que venceu a final por ippon para ficar com o ouro.  

O peso médio brasileiro vem numa crescente neste ano, com três competições seguidas chegando às disputas por medalhas. Foi bronze em Antalya, quinto em Budapeste e, agora, prata em Zagreb, seu melhor resultado desde o título do Grand Slam de Tbilisi, em 2018. Desempenha que traz confiança para o campeonato mais importante da temporada. 

“Primeiramente, agradeço a Deus, à torcida. Foi a última competição antes do Mundial, uma boa preparação, uma bela competição para chegar bem no Mundial”, comentou o judoca. 

Já Mayra Aguiar, faturou sua quarta medalha em cinco competições disputadas em 2022. A única vez que ela não foi ao pódio foi no Grand Slam de Antalya, quando ficou em sétimo lugar. Na Croácia, estreou com vitória por fusen-gachi, o W.O. do judô, e avançou à semifinal com vitória sobre Petrunjela Pvic, da Croácia.

Na penúltima luta, caiu para a britânica Nathalie Powell, e não quis sair de mãos vazias. Foi para cima de Karen Stevenson, da Holanda, marcou um waza-ari e, em seguida, passou um susto com uma tentativa de imobilização por parte da adversária. Mayra conseguiu sair, recuperou o foco e projetou Stevenson de ippon para assegurar o bronze.  

Saldo positivo para o Brasil na última série de competições na Europa  

O judô brasileiro fecha a última de série de competições na Europa com um saldo muito positivo e mostrando força para brigar por mais medalhas no Campeonato Mundial, em outubro. Após o Grand Slam de Budapeste e o Grand Prix de Zagreb, a seleção retorna ao Brasil com um ouro, duas pratas e quatro bronzes conquistados por seis atletas diferentes: Guilherme Schimidt (81kg/ouro), Rafael Macedo (90kg/prata), Rafaela Silva (57kg/prata), Daniel Cargnin (73kg/bronze), Ketleyn Quadros (63kg/bronze) e Mayra Aguiar (78kg/2 bronzes).  

No ano, o Brasil fecha o primeiro semestre com 35 medalhas distribuídas entre etapas de Grand Slam, Grand Prix e Campeonato Pan-Americano. Em Grand Slam, etapas que mais valem pontos no ranking, foram dois ouros, seis pratas e seis bronzes. 

A partir de agora, o foco estará totalmente voltado para o Mundial. A preparação da seleção contará com um intercâmbio técnico na França com a seleção anfitriã, uma das mais fortes do mundo, além de treinamentos de campo nacionais. A lista de convocados será divulgada em breve pela comissão técnica da CBJ, levando em consideração os critérios estabelecidos aqui. 





Veja Também
14/08/22 20:36 AO VIVO - CBI - TROFÉU BRASIL DE JUDÔ 2022 14/08/22 18:55 Brasil cai para Alemanha no bronze e termina em quinto lugar no Mundial por Equipes Sub-21 13/08/22 19:04 Beatriz Freitas é vice-campeã mundial júnior e Brasil fecha individual com duas pratas 12/08/22 17:36 Elite do judô brasileiro disputa Troféu Brasil e Grand Prix Nacional de Judô na próxima semana, em Belo Horizonte 12/08/22 15:43 Guilherme Morais vai às oitavas do Mundial Júnior e tem o melhor desempenho do Brasil no terceiro dia de competição 11/08/22 16:58 Kaillany Cardoso (63kg) conquista a prata no Mundial Júnior, primeira medalha do Brasil na competição 10/08/22 16:57 Aléxia Nascimento e Michel Augusto ficam em quinto lugar no primeiro dia do Mundial Júnior 09/08/22 17:23 Em homenagem surpresa, presidente Silvio Acácio Borges recebe promoção ao 8º Dan 09/08/22 15:31 CBJ homenageia Aurélio Miguel com a comenda da Ordem do Mérito 09/08/22 14:36 Comunicado - Transmissão do Campeonato Brasileiro de Veteranos
PATROCINADOR OFICIAL
 
Apoio
Travel Ace Assistance CBC
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB