Voltar para o topo

Notícias

06/06/22 17:20

Educação CBJ qualifica mais de 500 profissionais de judô no primeiro módulo do Programa de Formação Continuada de Treinadores

Com o sucesso da primeira etapa, Confederação já planeja promover estágio prático para os alunos na próxima fase do Programa

O Programa de Formação Continuada de Treinadores, lançado em março deste ano pela coordenação de Educação da Confederação Brasileira de Judô, já pode ser considerado um grande sucesso. Pouco mais de dois meses após o lançamento, o curso já qualificou e certificou mais de 500 treinadores de judô no Brasil. Aqueles que concluíram o primeiro módulo de atividades estão credenciados para atuar nas competições nacionais realizadas pela CBJ em 2022.  

Na avaliação da coordenadora de educação, Clarice Pires, muitos objetivos foram alcançados já nesse primeiro módulo. 

“A satisfação dos participantes quanto à socialização da metodologia  do  Programa de Desenvolvimento das Equipes de Transição da CBJ para a construção do alto rendimento alinhado com todos os estados; a possibilidade dos envolvidos de  confrontar as experiências práticas da área  com o conhecimento técnico- científico acessado, ou seja, a relação  da teoria com a prática de treinamentos; e por fim, reiterado por muitos a  ampliação do conhecimento sobre os valores, protocolos e programas que envolvem a CBJ objetivando o crescimento dos profissionais junto a entidade foram alguns dos principais objetivos alcançados com o módulo I”, enumera.  

Nesse primeiro módulo, os alunos puderam conhecer, de forma introdutória, os métodos de desenvolvimento esportivo praticados pela CBJ na formação de judocas. A base do conteúdo deste curso veio do Programa de Desenvolvimento Esportivo das Equipes de Transição da CBJ. A proposta da coordenação do curso é lançar mais três módulos só neste ano.  

“Queremos que os treinadores entendam que isso não é um projeto isolado. É um programa que tem continuidade e vai estar na vida do treinador de judô do Brasil daqui para frente”, sublinha o professor José Olívio Jr, coordenador do curso e técnico das Equipes de Transição (Sub-18 e Sub-21) da CBJ.  

Para aprimorar e oferecer um serviço ainda melhor aos cursistas, foi feita uma pesquisa geral com todos os alunos. Eles avaliaram o programa em diversos aspectos e deixaram sugestões para os próximos passos. Entre elas, a realização de estágios práticos com as seleções brasileiras de judô. A ideia já estava nos planos do programa e, em breve, o setor de educação da CBJ  divulgará maiores informações sobre datas e critérios de participação.  

A pesquisa revelou ainda um perfil altamente qualificado dos profissionais que atuam com o judô no Brasil e que concluíram o primeiro módulo. Em sua maioria, os alunos são treinadores com ensino superior completo e alguma especialização na área de esporte, além de mais de 20 anos de atuação como treinador (a). 

Os estados com o maior número de inscritos foram São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, respectivamente. Todos os estados da federação tiveram representantes inscritos, com exceção do Acre.  

O Módulo II já está em fase final de preparação e será lançado no segundo semestre de 2022 seguindo o mesmo modelo pedagógico do Módulo I, apenas com a inserção de aulas síncronas (ao vivo)  com conteúdo distribuído em trilhas de aprendizagem e vídeo-aulas dentro da plataforma de ensino à distância educacaocbj.com.br . O Módulo I continua disponível na plataforma e pode ser adquirido a qualquer momento. 





Veja Também
14/08/22 20:36 AO VIVO - CBI - TROFÉU BRASIL DE JUDÔ 2022 14/08/22 18:55 Brasil cai para Alemanha no bronze e termina em quinto lugar no Mundial por Equipes Sub-21 13/08/22 19:04 Beatriz Freitas é vice-campeã mundial júnior e Brasil fecha individual com duas pratas 12/08/22 17:36 Elite do judô brasileiro disputa Troféu Brasil e Grand Prix Nacional de Judô na próxima semana, em Belo Horizonte 12/08/22 15:43 Guilherme Morais vai às oitavas do Mundial Júnior e tem o melhor desempenho do Brasil no terceiro dia de competição 11/08/22 16:58 Kaillany Cardoso (63kg) conquista a prata no Mundial Júnior, primeira medalha do Brasil na competição 10/08/22 16:57 Aléxia Nascimento e Michel Augusto ficam em quinto lugar no primeiro dia do Mundial Júnior 09/08/22 17:23 Em homenagem surpresa, presidente Silvio Acácio Borges recebe promoção ao 8º Dan 09/08/22 15:31 CBJ homenageia Aurélio Miguel com a comenda da Ordem do Mérito 09/08/22 14:36 Comunicado - Transmissão do Campeonato Brasileiro de Veteranos
PATROCINADOR OFICIAL
 
Apoio
Travel Ace Assistance CBC
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB