Voltar para o topo

Notícias

18/12/20 22:16

CBJ homenageia Paulo Wanderley Teixeira e Geraldo Bernardes na abertura do IV Encontro Nacional de Kôdanshas

Presidente do COB e técnico do Instituto Reação foram agraciados com a comenda da Ordem do Mérito CBJ, na noite desta sexta-feira, 18, durante o evento online

A quarta edição do Encontro Nacional de Kôdanshas do Judô brasileiro começou nesta sexta-feira, 18, em formato inédito, online, mas mantendo a tradição de homenagear e reunir grandes mestres do judô brasileiro. A abertura foi marcada por momento de grande emoção com a homenagem surpresa da Confederação Brasileira de Judô aos professores Kôdansha, Paulo Wanderley Teixeira (8º Dan), presidente do Comitê Olímpico do Brasil, e Geraldo Bernardes (9º Dan), técnico do Instituto Reação e ex-técnico da seleção brasileira. Ambos foram agraciados com a comenda da Ordem do Mérito CBJ 2020, honraria destinada a pessoas e instituições com reconhecidos serviços prestados ao judô brasileiro.  

Leia também:  

- Primeiro dia do Encontro Nacional de Kodanshas tem participação especial do presidente do Instituto Kodokan do Japão

- Encontro de Kodanshas começa com homenagens, palestras e depoimento especial

“É com muita emoção que eu recebo essa comenda. Ao longo dos meus anos e anos no judô, talvez eu não seja o maior merecedor, outros também merecem. Mas, eu fico hoje duplamente satisfeito, junto ao meu atleta que começou comigo aos 14 anos, que fez um sonho meu tornar-se realidade, ver o Flavio ser medalhista olímpico. Muito obrigado, eu me sinto muito honrado e não vou guardar. Vou mostrar para todos com muito carinho essa comenda. Eu divido isso com as pessoas que me alavancaram e fizeram chegar onde cheguei”, agradeceu o Sensei Geraldo Bernardes, que recebeu a medalha das mãos de seu pupilo Flavio Canto junto aos seus alunos no dojô do Instituto Reação.  

Em seguida, em mais uma surpresa, foi a vez de Paulo Wanderley receber sua comenda, igualmente das mãos de um de seus atletas, o campeão olímpico e diretor geral do COB, Rogério Sampaio. Lisonjeado, ele dedicou a honraria a todos que fizeram parte dos seus 60 anos de judô, citando duas pessoas especiais nessa caminhada.  

“Me sinto triplamente honrado por receber essa comenda. O Geraldo foi um companheiro no período que estive na seleção e foi uma grata surpresa estar ao lado dele nessa homenagem. Também por receber do Rogério Sampaio. Com certeza, é mais do que eu esperava. Estou bastante orgulhoso de receber essa comenda da CBJ”, agradeceu Paulo Wanderley. “São centenas de pessoas que eu teria que agradecer, atletas, professores, árbitros. São 60 anos envolvidos com o judô, 48 anos na militância do esporte. Mas, tem uma pessoa que merece a nossa reverência, em se tratando de Kôdansha, que é o professor José Pereira Silva que, aos 92 anos de idade, continua passando seus conhecimentos. E, em referência aos atletas, gostaria de citar uma atleta que foi uma referência nos primórdios do judô brasileiro, enfrentando todas as dificuldades dos anos 70, 80 e é uma mulher, que é a Soraia André”, completou.  

“Fico muito orgulhos de poder homenageá-los. O objetivo era trazer para esse Encontro um momento de valorização. Os três homenageados com a comenda nesses dois anos de existência são Kôdanshas com uma grande contribuição à nossa modalidade no nosso território e em qualquer parte do nosso planeta”, concluiu o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges.  

A Comenda da Ordem do Mérito CBJ foi instituída em 2019 como parte das celebrações pelos 50 anos de fundação da Confederação. O primeiro a recebê-la foi Chiaki Ishii, primeiro medalhista olímpico do judô brasileiro, bronze em Munique 1972. A partir de agora, ele será acompanhado por mais dois baluartes do judô nacional no seletíssimo grupo da Ordem do Mérito CBJ. 







Veja Também
29/11/21 14:37 Circuito Mundial - Judô brasileiro fecha temporada 2021 com ouro e bronze no Grand Slam de Abu Dhabi 29/11/21 14:12 Judô brasileiro finaliza Pan de Cali com 11 medalhas e cinco vagas em Santiago 2023 26/11/21 19:36 Brasileiro Sênior - Com três ouros, Rio Grande do Sul é campeão geral no masculino 26/11/21 16:26 Brasileiro Sênior - Alagoas e Rio Grande do Sul conquistam primeiros ouros 25/11/21 18:47 Abu Dhabi - Brasil tem três judocas no Grand Slam de Abu Dhabi, que fecha o Circuito Mundial em 2021 25/11/21 17:32 Cali 2021 - GUIA DO JUDÔ NOS JOGOS PAN-AMERICANOS SUB-21 24/11/21 19:31 CBJ promove palestra sobre integridade no esporte aos atletas, técnicos, árbitros e staff do Brasileiro Sênior 23/11/21 18:37 Minas Gerais fatura quatro ouros e é campeão geral da etapa feminina do Campeonato Brasileiro Sênior de Judô 2021 23/11/21 08:58 ASSISTA AO VIVO - Campeonato Brasileiro de Judô - Sênior Feminino 22/11/21 19:26 BRASILEIRO SÊNIOR FEMININO - GUIA DA COMPETIÇÃO
PATROCINADOR MASTER
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
PARCEIROS DE MÍDIA
 
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB