Voltar para o topo

Notícias

14/12/20 19:34

Árbitro na Rio 2016, mexicano Everardo García ministra seminário a judocas brasileiros, em Pindamonhangaba

CBJ trouxe árbitro estrangeiro, pela primeira vez, para auxiliar atletas em preparação para Tóquio 2020

O estudo da regra do judô, em constante atualização, também faz parte da preparação do atleta de alto rendimento. Foi com essa mentalidade que a seleção brasileira de judô recebeu, na concentração, em Pindamonhangaba, nesta semana, o árbitro mexicano Everardo García, um dos principais nomes do Circuito Mundial IJF. Ao seu lado, o coordenador de arbitragem da CBJ e um dos mais renomados árbitros do mundo, Edison Minakawa.  

A dupla ministrou um seminário em formato inédito para os judocas brasileiros. Pela dinâmica criada pela gestão de alto rendimento da CBJ, os atletas avaliavam situações de luta por meio de enquete virtual com auxílio do celular. A cada vídeo apresentado, o atleta votava na opção que considerava a correta, como se estivesse, literalmente, arbitrando a luta. Em seguida, era exibido o gráfico com as respostas de todos os judocas e, por fim, os árbitros convidados interpretavam a situação esclarecendo dúvidas pontuais dos judocas em relação à regra.  

“Eu sou treinador de uma equipe, da minha universidade e entendo o que os treinadores querem. Por isso, tenham confiança de me perguntar o que quiserem”, avisou o mexicano na abertura do seminário antes de elogiar o judô brasileiro. “A equipe do Brasil está entre as cinco melhores do mundo, na minha opinião, e me senti muito honrado por este convite de vir aqui compartilhar e aprender com vocês.”

O convidado especial foi recebido no dojô por toda a comissão técnica e atletas liderados pelo gestor de alto rendimento da CBJ, Ney Wilson, idealizador da dinâmica. 

“A ideia é que a gente possa explorar ao máxima sua presença aqui. A gente tem que sempre se juntar aos melhores e é por isso que estamos aqui com um árbitro olímpico e experiente como Everardo”, disse Ney Wilson.  

Essa foi a primeira vez que a CBJ trouxe um árbitro estrangeiro para participar do treinamento de campo de uma seleção brasileira. O saldo foi bastante positivo.  

“Esse árbitro é muito experiente. Esteve no Rio e, provavelmente, estará em Tóquio. Ele trouxe bastante conhecimento para a gente e espero que as atletas possam ter assimilado. Ele deu informações importantes, principalmente, no tocante ao shido, ao ataque falho, ataque falso, saída de área, de que maneira a atleta pode ter uma estratégia melhor no momento decisivo das lutas. Foi muito positivo”, avaliou o técnico Mario Tsutsui.  

A seleção se concentra em Pinda até o próximo dia 17, quando os atletas serão liberados para as festividades de final de ano. Em janeiro, logo no dia 04, os convidados para o World Masters se reapresentarão em Pinda para concentração antes do embarque para Doha e cumprimento dos protocolos. A competição no Catar será nos dias 11, 12 e 13 de janeiro. 





Veja Também
24/05/22 10:53 Aberto Nacional Sub-23 é nova aposta da CBJ para acelerar processo de transição base-principal 20/05/22 10:34 CBJ lamenta o falecimento do sensei João Shimabukuro 19/05/22 10:06 ELEIÇÃO CACBJ - Conheça os candidatos 17/05/22 16:02 Mayra Aguiar e João Derly inspiram nova geração de judocas em festival infantil promovido pela Sogipa 14/05/22 21:49 SUL-AMERICANO DE VETERANOS - Maioria entre os inscritos, brasileiros dominam pódios do Sul-Americano de Veteranos 13/05/22 21:14 PAN-AMERICANO DE VETERANOS - Com maior delegação, Brasil lidera quadro geral de medalhas, fechando competição com 181 medalhas 13/05/22 18:36 Rafael Silva representa Judô no III Fórum de Comissões de Atletas promovido pela CACOB 13/05/22 17:53 Nunca é tarde demais para tentar de novo 13/05/22 11:50 Animada cerimônia de abertura do Pan de Veteranos tem apresentação da Banda Yayá Muxixa e presença de autoridades 12/05/22 13:47 Conselho de Ética forma Comitê Eleitoral para conduzir eleição da Comissão de Atletas da CBJ
PATROCINADOR OFICIAL
 
Apoio
Travel Ace Assistance CBC
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB