Voltar para o topo

Notícias

04/09/20 16:41

Seleção brasileira de judô voltará a competir em setembro, na Taça Kiyoshi Kobayashi, em Portugal

Torneio internacional será em Coimbra, no dia 26, e servirá como preparação para o possível retorno do Circuito Mundial IJF, previsto para outubro

Rafael Buzacarini treina com o português Jorge Fonseca, atual campeão mundial, em Coimbra. Foto: Alexandre Castello Branco/COB Rafael Buzacarini treina com o português Jorge Fonseca, atual campeão mundial, em Coimbra. Foto: Alexandre Castello Branco/COB

Depois de quase cinco meses sem competir, os atletas da seleção brasileira de judô voltarão a sentir o gostinho de uma luta valendo medalha. No próximo dia 26, parte dos judocas brasileiros que estão concentrados em Coimbra, na Missão Europa do Time Brasil, lutarão a Taça Internacional Kiyoshi Kobayashi, tradicional torneio aberto organizado pela Federação Portuguesa de Judô (FPJ). O evento não vale ponto para o ranking mundial IJF, mas servirá como preparação para o possível retorno do Circuito Mundial, previsto para outubro, com um Grand Slam em Budapeste, Hungria. 

“Já pensando nesse momento, a FPJ nos ofereceu uma oportunidade excelente de testar nossos atletas numa competição, convidando o Brasil para participar da Copa Internacional Kiyoshi Kobayashi. A maior parte dos nossos principais atletas estarão neste evento para sentir novamente o frio na barriga pré-competição, o gostinho de uma vitória, de jogar de ippon, de ser judoca, enfim. Será um ótimo termômetro para nossa equipe “quebrar o gelo” antes do retorno do Circuito IJF”, avaliou o gestor de Alto Rendimento da CBJ, Ney Wilson Pereira.  

A lista dos atletas brasileiros que lutarão a Taça Kobayashi será divulgada no próximo dia 15. A competição será no Pavilhão nº 3 do Estádio Universitário de Coimbra. Todas as 14 categorias serão definidas no mesmo dia, com as preliminares começando às 9h30 (horário local).  

Atletas e técnicos motivados com possibilidade de retorno às competições oficiais  

Na última semana, a Federação Internacional de Judô anunciou o retorno do Circuito Mundial IJF, indicando a possibilidade de realização de três etapas entre os meses de outubro e janeiro. A primeira, seria o Grand Slam de Budapeste, no período de 25 a 27 de outubro, seguida por um Grand Slam em Tóquio, em dezembro, e o World Masters no Qatar, em janeiro de 2021.  

A notícia motivou ainda mais os atletas brasileiros que estão na disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e que estão concentrados em treinamento de campo em Coimbra há mais de 40 dias se preparando para esse possível retorno às competições.  

“Eu fiquei muito feliz com a notícia (do retorno). Acho que dá mais ânimo ainda para treinar. Vai ser bem diferente do que estamos acostumados, mas é um novo desafio”, projetou o meio-leve Daniel Cargnin.  

“Acho que muitos de nós, atletas, esperávamos por esse momento de previsões reais de competições. Então, fiquei super feliz, animada, motivada, feliz por ter feito a escolha de estar aqui (em Portugal) me preparando para essas possíveis oportunidades de competição. Espero que tudo dê certo”, disse Ketleyn Quadros, atual número 10 do ranking mundial nos 63kg.  

Para os técnicos Mario Tsutsui e Yuko Fujii, que lideram os treinos da equipe em Coimbra, os atletas estão respondendo bem ao programa de treinamento e estarão prontos para competir quando chegar o momento.  

“Estamos agora na 7ª semana de treinamento e todos os atletas estão demonstrando uma boa evolução fisicamente e tecnicamente no tatâmi. Eles estão bem focados em construir e evoluir o seu judô. Apesar de ter muitas incertezas, eles não estão deixando isso afetar o foco”, pontuou a treinadora da seleção masculina.  

Para Tsutsui, os próximos eventos poderão dar um parâmetro para avaliação do trabalho realizado nos últimos meses com a seleção feminina.

“Estamos já ansiosos para os eventos e também para testarmos o que fizemos nesses quase dois meses de preparação em Portugal.”





Veja Também
21/09/20 17:07 FAJ realiza cerimônia de premiação dos vencedores do Campeonato Amapaense de Judô Funcional 18/09/20 16:43 Brasil terá 19 atletas na Taça Internacional Kiyoshi Kobayashi, em Portugal 18/09/20 11:08 20 anos de Sydney: Tiago Camilo e Carlos Honorato relembram os momentos inesquecíveis de suas medalhas olímpicas 17/09/20 14:56 Judoca e ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto é homenageado pela Federação Mineira de Judô e promovido à faixa-preta 15/09/20 13:54 FPAJU elege membros do Conselho de Ética e tem contas aprovadas em Assembleia Geral 15/09/20 11:01 História de sucesso do Judô em Minas Gerais: Avança Judô contribui para o desenvolvimento da saúde e educação em Vespasiano 10/09/20 09:23 Primeiro título mundial do Judô brasileiro completa 15 anos 09/09/20 15:41 Em comemoração aos 40 anos, Federação de Judô de MS realiza o Campeonato Estadual de Judô Funcional 09/09/20 15:24 Mais cinco judocas integram-se aos treinos da seleção em Coimbra, na Missão Europa 04/09/20 12:44 Instituição de Kosei Inoue doa tatamis e judogis para a Federação Paranaense de Judô
PATROCINADORES
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB