Voltar para o topo

Notícias

07/08/20 15:05

DIÁRIO DA SELEÇÃO #2 – Mario Tsutsui descreve terceira semana de treinamentos da equipe em Portugal

Segunda "página" do Diário da Seleção em Coimbra traz as impressões do técnico da equipe feminina, Mario Tsutsui

Tsutsui orienta atletas na Missão Portugal. Foto: Marcello Bravo/COB Tsutsui orienta atletas na Missão Portugal. Foto: Marcello Bravo/COB

A seleção brasileira de Judô completa, neste sábado, 08, a terceira semana de treinos em Portugal, na Missão Europa, do Comitê Olímpico do Brasil. Treinador da equipe feminina do Brasil, Mario Tsutsui conta, na segunda "página" do Diário da Seleção, os detalhes sobre a rotina e a programação de treinamento das judocas em Coimbra.

Acompanhe às sextas-feiras as novas páginas do "DIÁRIO DA SELEÇÃO" escritas pelos membros da delegação do Judô na Missão Portugal.

LEIA TAMBÉM:

DIÁRIO DA SELEÇÃO 1 - Gestor de Alto Rendimento da CBJ, Ney Wilson detalha como foram as primeiras semanas do Judô na Missão Europa 

ALÔ, CARGNIN! Meio-leve da seleção é o primeiro convidado do CBJ CHAMANDO 

Mais adaptados, judocas iniciam terceira semana seguida de treinos em Portugal na Missão Europa

 

Rotina em Portugal

“Nós começamos sempre na segunda e terça realizando treinos só com a nossa equipe, só Brasil. Então, na segunda-feira, fazemos um treino técnico e, depois, o treino físico. Na terça-feira, a gente dá uma folga de manhã e, à tarde, fazemos treino físico ou técnico, deixando as atletas à vontade para escolher, dependendo de suas necessidades. E, de quarta a sábado, o treino com as atletas de Portugal. Na quarta-feira, começando às 11 horas da manhã, na quinta-feira às 10 horas da manhã, na sexta-feira também às 10h e sábado começando às 9h30 da manhã.”

O cardápio de treinos

“Fazemos aquecimento, uchikomi e depois partimos para o ne-waza. Normalmente são três séries de quatro minutos. O randori tachi-waza dessa semana, a gente aumentou um pouco mais, indo aí em uma média de 6 a 8 randoris, que as meninas do Brasil têm realizado.”

Rerforços de outros paídes no treinamento

“A gente esperava que viessem mais atletas de outros países nessa terceira semana, mas vieram apenas duas atletas. Uma da Espanha, que é a María Bernabéu, e outra da Costa Rica, uma atleta da categoria 78kg, Diana Brenes. Então, nesta semana, foram apenas as duas e a gente espera que na semana que vem venham mais atletas, principalmente da Espanha. Pelo o que nós ficamos sabendo, pode ser que venham aí de 10 a 15 atletas da Espanha para esse treinamento.”

Recondicionamento técnico

“A gente conversou em grupo com as meninas e também individualmente. A gente sentiu realmente que a pandemia deixou todas as atletas em uma situação bem precária, onde muitas estavam realizando apenas treino online, pelo Zoom, exercícios físicos ou algum trabalho com a borracha. Então, aqui, começamos de forma gradativa, dando uma boa base de fundamentos, trabalhando ali a parte de uchikomi: uchikomi parado, uchikomi em linha, uchikomis variados. E fomos crescendo em volume e também nas dificuldades das execuções dos uchikomi.

Trabalhamos bastante puxada, bastante chegada no judogi, na pressão, então trabalhamos várias situações para que todas pudessem estar gradativamente entrando nos randoris, para que retornassem o mais rápido possível à sua melhor forma técnica e física. E a maioria eu acredito que esteja com 70% da sua capacidade. Então, gradativamente, as meninas têm melhorado e acredito que até o final do mês de agosto todas possam estar com 80% ou 90% de sua capacidade.”

Motivação renovada para os próximos dias

 “Como eu disse anteriormente, está prevista a chegada de um grupo da Espanha e isso motiva bastante nossas atletas, porque temos treinado há três semanas com as meninas de Portugal. Vindo meninas da Espanha, a gente acha que pode ter um desafio maior para nossas atletas, o que gera certa ansiedade e uma disposição maior para encararmos essa próxima semana que está para iniciar.”





Veja Também
22/01/21 16:23 Veteranos se preparam para super treino na quarta edição do Desafio Internacional de Veteranos 22/01/21 15:21 Em reunião virtual, CBJ apresenta planejamento técnico de 2021 às Federações 19/01/21 13:15 Judô despede-se de Shigueto Yamasaki, árbitro brasileiro em quatro Jogos Olímpicos 16/01/21 12:56 Judô brasileiro se despede do grande mestre Shuhei Okano 13/01/21 09:11 Beatriz Souza e David Moura terminam em 7º lugar, melhor resultado do judô brasileiro no World Masters de Doha 12/01/21 15:11 Silvio Acácio Borges é empossado no Conselho de Administração do Comitê Olímpico do Brasil 12/01/21 12:29 Seleção brasileira tentará reação no último dia do World Masters de Doha 11/01/21 11:06 Daniel Cargnin é o melhor brasileiro no primeiro dia do World Masters, em Doha 06/01/21 12:56 Federação Internacional de Judô confirma calendário 2021 com cinco Grand Slam e um Mundial até Tóquio 05/01/21 14:25 CBJ abre primeira janela de transferências interestaduais de 2021
PATROCINADORES
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB