O Avança Judô esteve representado por nove alunos no Curso de Oficiais Técnicos 2017 da Federação Mineira de Judô, realizado no último sábado, 18 de fevereiro, no Minas Tênis Clube. O evento teve a finalidade de preparar os aspirantes à faixa preta e demais judocas para atuarem nos campeonatos organizados pela FMJ ao longo do ano e, assim, cumprirem os requisitos para a graduação. O foco das apresentações foram Súmulas, Placares e Pesagem, bem como a conduta correta dos Oficiais Técnicos. A abertura foi feita pelo coordenador técnico da FMJ e assessor da Gestão das Equipes de Base, professor Edmilson Guimarães. As palestras foram ministradas pelo professor Sidnei Tavares de Souza, coordenador de eventos da FMJ.
Estiveram presentes aos dois períodos de atividades, 79 participantes de 14 diferentes clubes. Entre eles, nove alunos do núcleo de Belo Horizonte do projeto social da Confederação Brasileira de Judô, o Avança Judô. São eles: Bianca Luiza Anísio de Oliveira, Enzo Willy Costa Amaral, Hannah Alexia Tores de Oliveira Soares, Henrique Sancho Martins da Silva, Marcos Emanuel Duarte Vieira, Maria Aparecida Martins, Maria Cecília Ramos Custódio Raia, Michelle de Assis Santos e Rafael Lucas Aires Rodrigues.
“Eu não imaginava que por trás de um torneio havia um enorme conjunto de regras, normas e etapas. É de extrema importância estudar e entender tudo o que acontece por trás dos eventos e competições. Estou feliz por ter chegado até aqui”, disse Enzo Amaral, faixa verde, aluno do Avança Judô há quatro anos.
“Saí do curso com uma vontade a mais de praticar de judô, com a vantagem de saber um pouco mais sobre o esporte. O curso é bom para o meu currículo, para poder ter uma experiência maior e também por permitir trabalhar no que eu gosto”, disse Maria Cecília Ramos, faixa laranja.
Todos os participantes receberam um certificado de participação do curso e uma apostila completa com os temas abordados. De acordo com avaliação anônima, a aprovação do curso foi bastante alta, especialmente no que diz respeito ao alcance do curso e da aplicabilidade do conhecimento. A única observação dos participantes foi a de que é necessária um tempo maior de duração.