Voltar para o topo

Blogs

26/09/13 10:09

Planejamento da análise de performance de judocas: utilizando vídeos de forma consciente

Quando se fala em análise de alto rendimento utilizando vídeos, as primeiras perguntas que devem ser feitas pelo profissional Estrategista antes da abordagem ao atleta e ao técnico são: Avaliar o que? Para que finalidade? Por quê? Quando avaliar? Quem? Quando? Onde? De que modo esta avaliação pode contribuir para a melhoria da performance em curto, médio e longo prazo?

 

Basicamente estas perguntas fazem parte do rol de formulação da preparação de um planejamento de análise da performance. Sem estas, qualquer ação torna-se arriscada, podendo comprometer a participação do atleta em competições ou treinamentos e, principalmente, podendo invalidar o estudo/análise quando estes cuidados não são observados. O atleta, por muitas vezes, não se aplica ao teste quando este não percebe ou reconhece as contribuições que o resultado da análise lhe proporcionará, sendo necessário, portanto, um esclarecimento prévio do que se propõe a testagem. No nosso caso de avaliação da performance, não estamos buscando a publicação de artigos, papers ou qualquer estudo de outra natureza, pois a preocupação maior é com o resultado das competições e o aprimoramento do treinamento em se tratando de pesquisa para o esporte de alto rendimento. Entretanto, nada inviabilizaria tal proposição e, neste sentido, todos os cuidados e orientações de pesquisas com seres humanos propagados pelos diversos Comitês de Ética no mundo e pelo Ministério da Saúde do Brasil são sempre respeitados no trabalho com a Seleção Brasileira de Judô.

 

Inúmeras são as possibilidades das aplicações das filmagens e, por isso, o planejamento se faz necessário fundamentalmente para especificar os diferentes tipos de materiais (tipologia de câmeras; sensores, monitores – frequencímetro, acelerômetro, pedômetro; células foto-elétricas de carga e velocidade; plataformas de força; atenuadores e transdutores de carga; entre outros) a serem empregados; os ambientes (tatame, laboratório, área de competição, etc.), e, sobretudo, as capacidades físicas - condicionantes e coordenativas – técnicas ou táticas em que busca-se uma apreciação. Dentre estas, podem ser citadas as técnicas empregadas por uso de vídeos que usualmente são vistas no esporte de alto rendimento:

 

  • Aprendizagem motora e feedback
  • Avaliação de exercícios de performance
  • Processos de Coaching
  • Comportamento técnico
  • Analise biomecânica
  • Correção cinesiológica
  • Análise de movimento
  • Diagnóstico Postural
  • Utilização de softwares esportivos de observação de atleta
  • Análise Notacional
  • Controle neuromotor
  • Orientação comportamental de performance
  • Aplicação de Ciências do Esporte à performance
  • Videografia tridimensional
  • Observação Psicomotora e de Neurofeedback
  • Análise Espacial de deslocamento
  • Video-scouting
  • Tagging
  • Cinemetria

 

 

As avaliações podem ser qualitativas e quantitativas, dependendo das necessidades dos técnicos e atletas. A discussão da viabilidade da avaliação deve sempre passar por uma discussão com o técnico e, quando for multiprofissional, com outros membros da Comissão Técnica. Os números de uma avaliação quantitativa podem, por vezes, não representar uma informação mais direta e imediata para os atletas ou técnicos no momento de preparação, sendo necessária uma abordagem mais explicativa que traduza determinados resultados para que efetivamente sejam elaborados os conhecimentos específicos sobre o próprio atleta ou sobre seus adversários.

 

O profissional Estrategista, desta forma, garante maior respaldo científico, técnico e, sobretudo, a utilização das ferramentas mais adequadas para cada situação na preparação do Judoca de alto rendimento oferecendo elementos que permitam aos demais membros da equipe técnica e aos atletas um caminho mais direto na corrida pela busca dos resultados. Em esporte de alto rendimento, o detalhe faz toda a diferença, reduzindo tempos, melhorando marcas, facilitando o processo de antecipação das ações motoras, entre tantas outras possibilidades que a ciência pode auxiliar. Com o planejamento do desenho do projeto de avaliação, a análise de vídeos passa a ter mais componentes para facilitar a trajetória dos judocas na busca pela medalha de ouro.

 

 

Para citar parte deste artigo ou na íntegra, utilize a seguinte referência respeitando o direito autoral:

MATARUNA, Leonardo. Planejamento da análise de performance de Judocas: utilizando vídeos de forma consciente. Blog do Estrategismo. Publicado em 26 de Setembro de 2013. Rio de Janeiro: CBJ, 2013. 







Veja Também
12/07/16 14:00 A Expectativa na Olimpíada 07/01/16 14:21 A excelência de uma equipe 07/10/15 14:39 Usar a regra a seu favor 17/08/15 14:46 Modernização 14/04/15 18:16 Recomendações do Seminário Nacional 27/02/15 12:22 Volta de Málaga e Seminário Nacional de Arbitragem 2015 16/01/15 17:01 Seminário de Arbitragem em Málaga (ESP) 26/11/14 16:32 Método de avaliação 02/10/14 14:30 Inovações e aprendizado 12/08/14 14:25 Tecnologia a favor do resultado justo
PATROCINADORES
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB